O processo de apropriação de imagens em “Lindonéia a Gioconda do subúrbio” de Rubens Gerchman
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Rubens Gerchman
Apropriação de imagens
Brasil

Como Citar

SILVA, Vitor Marcelino da. O processo de apropriação de imagens em “Lindonéia a Gioconda do subúrbio” de Rubens Gerchman. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 708–715, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4362. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4362. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A prática da apropriação de imagens é algo bastante recorrente na produção artística atual, mas ainda carece de uma análise mais pontual. Pouco foi escrito, especialmente no Brasil, e muitas contribuições teóricas lidaram tangencialmente com o tema. Majoritariamente, esses escassos estudos trouxeram a noção de que a apropriação de imagens é uma prática essencialmente de âmbito cultural que se reflete na produção artística, afinal de contas considerável parte dos artistas que se apropriam e se apropriaram de imagens produzem seus trabalhos a partir da forte influência que a televisão, o cinema e a publicidade, por exemplo, exerceram e exercem sobre suas vidas.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4362
PDF

Referências

ANDRADE, Oswald. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1995.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 49-53.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: DIFEL, 1980.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.

ECO, Umberto. A estrutura do mau gosto. In: Eco, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 69-128.

ECOSTEGUY, Pedro Geraldo. No limiar de uma nova estética. In: PECCININI, Daisy. Objeto na arte Brasil Anos 60. São Paulo: FAAP, 1978, p.59-60.

FERRO, Sérgio. Vale-tudo. Arte em revista, São Paulo, ano 1, n. 2, p. 26-28, mai./ago. 1979.

FOSTER, Hal. Recodificação – arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.

GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 2.0a. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MORAIS, Frederico. Vanguarda, o que é. In: PECCININI, Daisy. Objeto na arte Brasil Anos 60. São Paulo: FAAP, 1978, p.65-68.

OITICICA, Hélio. Situação da Vanguarda no Brasil. In: PECCININI, Daisy. Objeto na arte Brasil Anos 60. São Paulo: FAAP, 1978, p.69-70.

PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

SILVA, Vitor Marcelino da. Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Vitor Marcelino da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.