Resumo
O presente artigo pretende encontrar um viés condutor que permita observar os vídeos de Marilá Dardot, enfatizando o fluxo e a instabilidade entre os pólos opostos das imagens técnicas e o jogo, em uma intenção programática para articular sentidos sociais e estéticos, permanecendo o investimento em uma relação em torno da qual se encontra o espectador.
Referências
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodução Técnica. In: ______. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, vol. 1, p. 165- 196.
BROUGÈRE , Gilles . Brinquedo e Cultura. São Paulo, Cortez, 2000.
CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 41- 44.
CATTANI , Icléia. “Cruzamentos e Tensões: Mestiçagens na Arte Contemporânea no Brasil e no Canadá”. In: Interfaces Brasil/Canadá, Rio Grande, nº 6, 2006. p. 109-130.
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano - Artes de Fazer. Vol. 1. Vozes: Rio de Janeiro, 1998. P. 48-49.
DARDOT, Marilá. Entre Nós. Brasil, 2006. 13 vídeos. (duração variável). Disponível em: http://www. mariladardot.com. Acesso em: 06 jun. 2012.
DARDOT, Marilá. Movimento das Ilhas. Brasil, 2007. 1 vídeo e suporte de madeira (21: 29 min.). Disponível em: http://www.mariladardot.com. Acesso em: 06 jun. 2012.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. HOUAISS, Antonio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 1.0. 1 [CD-ROM]. 2001. MACHADO, Arlindo. Repensando Flusser e as imagens técnicas. Disponível em: http://www.fotoplus.com/. Acesso em: 15 jun. 2012.
MELIN, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
RESTANY, Pierre. Os Novos Realistas. Sao Paulo: Perspectiva, 1979.
THU?RLEMANN, Felix. “Olhar como os pássaros. Sobre a estrutura de enunciação de um tipo de mapa cartográfico”. In: Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 118-132, dez. 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Fátima Nader Simões Cerqueira