A temporalidade na pintura nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Palavras-chave

Marcel Duchamp
Temporalidade
Pintura

Como Citar

PEREIRA, Caroliny. A temporalidade na pintura nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 88–94, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4195. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4195. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Contrapondo-se às ideias futuristas de aceleração e do movimento como fluxo contínuo e dinâmico, ao pintar Nu descendo uma escada (1912), Marcel Duchamp estava interessado nas experiências de análise e decomposição do movimento por meio da desaceleração e, por isso, buscou nas experimentações cronofotográficas do francês Étienne-Jules Marey (figura 1) nas quais ele teve acesso através da publicação na revista francesa La Nature, de 1983 e do inglês Eadweard Muybridge (figura 2), fontes para as suas análises.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4195
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Copyright (c) 2012 Caroliny Pereira

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