Resumo
Este artigo apresenta o estágio atual da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, na qual abordamos o processo de tratamento das obras em papel do artista plástico uberlandense Geraldo Queiroz (1916-1958), que constituem um importante acervo no Arquivo Público de Uberlândia. Para tanto, permearemos nos campos conceituais no que se refere à conservação e restauro do suporte papel tendo, como pano de fundo, importantes princípios como os da tradicional escola italiana ou os fundamentos inovadores da escola norte-americana.
Referências
MACHADO JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha. A poética do vernáculo: Os paineis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro. Dissertação (mestrado) – UFU, Uberlândia, 2011.
REDUCINO, Marileusa de Oliveira. Artistas, imagens e cidades: Bricolagens poéticas e histórias de Uberlândia. 2011. 251f. Tese (doutorado) – Instituto de História, UFU, Uberlândia, 2011.
RIBEIRO, Patrícia Pimenta de Azevedo. A difusão da arquitetura moderna em Minas: O arquiteto João Jorge Coury em Uberlândia. Dissertação (mestrado). USP, São Carlos, 1988.
UBERLÂNDIA. Prefeitura Municipal de Uberlândia. Secretaria Municipal de Cultura. Divisão de Memória e Patrimônio Histórico. Dossiê de tombamento: conjunto obra em mosaico de vidro Geraldo Queiroz. Uberlândia, 2009. 63 p. (Dossiê).
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Juliana Pavesi Miguel Traldi