A Balsa da Medusa de Théodore Géricault
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

A Balsa da Medusa
Crítica e história da arte
Théodore Géricault

Como Citar

PHILIPPOV, Karin. A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 296–394, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4222. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4222. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Entre os anos de 1818 e 1819, o artista Théodore Géricault pinta uma de suas mais célebres obras, A Balsa da Medusa, tela de dimensões monumentais – quatro metros e noventa e um centímetros por sete metros e dezesseis centímetros – que traz um comentário histórico sobre o naufrágio da Fragata Medusa, embarcação partida da França com destino ao Senegal, país africano
que seria colonizado pelo primeiro. O que se visa discutir aqui não são as circunstâncias da viagem em si, mas de que maneiras a representação elaborada por Géricault é recepcionada pela crítica e pela História da Arte, bem como fornecer algumas possíveis interpretações além das já conhecidas dentro da disciplina.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4222
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Trad. Denise Bottmann e Federico Carotti. SP: Companhia das Letras, 1992.

BOIME, Albert. The Art of Exclusion: Representing Blacks in the Nineteenth Century. Washington D.C.; London: Smithsonian Institution, 1990.

EISENMAN, Stephen F. Nineteenth Century Art: a critical history. London: Thames and Hudson, 1996.

GALLAGHER, Catherine & GREENBLATT, Stephen. A Prática do Novo Historicismo. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

Géricault Raconté par Lui-Même et ses Amis. Vésenaz-Genève : Pierre Cailler Éditeur, 1947.

GINZBURG, Carlo. Olhos de Madeira: nove reflexões sobre a distância. Trad. Eduardo Brandão. SP: Companhia das Letras, 2001.

GRIGSBY, Darcy Grimaldo. Extremities Painting Empire in Post-Revolutionary France. New Haven: Yale University Press, 2002. http://www.wga.hu. Web Gallery of Art. Último acesso em 25 de junho de 2012.

JOHNSON, Lee. “The ‘Raft of the Medusa’ in Great Britain”. The Burlington Magazine, Vol.96, No.617, (Aug.1954), pp.249-254. http://www.jstor.org/stable/871348. Último acesso em 18 de junho de 2012.

ROSENTHAL, Donald. A. “Géricault’s ‘Raft of the Medusa’ and Caravaggio”. The Burlington Magazine. Vol.120, No.909, (Dec.1978), pp.836+838-839+841. http://www.jstor.org/stable/879432. Último acesso em 18 de junho de 2012.

WHITNEY, Wheelock. Géricault in Italy. New Haven: Yale University Press, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Karin Philippov

Downloads

Não há dados estatísticos.