Andrea Zittel
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Andrea Zittel
Arte contemporânea
Total design

Como Citar

SOLFA, Marilia; SANTOS, Fábio Lopes de Souza. Andrea Zittel: a arte contemporânea no contexto do total design. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 755–763, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4239. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4239. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Para Fredric Jameson a pós-modernidade é marcada pela confluência entre as esferas da economia e da cultura. O capitalismo “tardio” já não pode ser visto apenas como um sistema econômico, já que se torna parte constitutiva da “cultura”, que por sua vez passa a operar de outra forma, gerando novas sensibilidades e sociabilidades. Também a arte, nesse cenário, passa a buscar novas formas de inserção social, já que ao artista é cada vez menos possível posicionar-se fora do sistema. Ao artista crítico resta agir de maneira tática, operar no interior do sistema instituído, dentro de sua lógica, explicitando seu funcionamento e desmascarando ocultações necessárias para sua manutenção. Nesse contexto, nosso intuito é desenvolver uma reflexão a partir da análise de alguns trabalhos desenvolvidos pela artista Andrea Zittel, abordando a noção do artista como marchand e empresário de si mesmo presente em projetos como “A to Z Administrative Services”, uma empresa a partir da qual a artista cria, produz, e divulga objetos e serviços cujo principal intuito seria infiltrar-se no universo da vida cotidiana fazendo com que o espectador se confronte criticamente com sua própria realidade existencial. A partir da análise de uma parcela da produção desta artista, buscamos maior compreensão sobre as possibilidades da arte enquanto prática crítica no interior da cultura contemporânea.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4239
PDF

Referências

MORSIANI, P.; SMITH, T. Andrea Zittel: Critical Space. New York: New Museum of Contemporary Art, 2005.

BOLTANSKI, L. e CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

COLES, A. (ed.). Design and art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Marilia Solfa, Fábio Lopes de Souza Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.