Atrações perversas
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Cinema de horror
Lamberto Bava
Simbolismo
Decadentismo

Como Citar

CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Atrações perversas: apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 360–375, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4227. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4227. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este texto parte da análise do filme Macabro (1980), de Lamberto Bava, procurando entendê-lo dentro da produção do cinema de horror, sobretudo dos anos de 1980 e sua relação com o universo da História da Arte, como o simbolismo e o decadentismo, nos quais o apreço pelo grotesco em correspondência com o prazer aparecem com evidência.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4227
PDF

Referências

BIBLIOGRAFIA

CRAWFORD, Francis Marion. “Porque o sangue é vida”. In: Costa, Bruno (Org.). Contos clássicos de vampiros. Tradução de Marta Chiarelli, Beatriz Sidou e Bruno Costa. São Paulo: Hedra, 2010.

DIJKSTRA, Bram. Idols of perversity – Fantasies of feminine evil in fin-de-siècle culture. New York: Oxford University Press, 1986.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. Cette femme qu’ils disent fatale. Paris: Grasset, 1993.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. (Org.) Salomé. Paris: Éditions Autrement, 1996.

LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 1: Le cinéma fantastique. Paris: L’Harmattan, 2011.

LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 2: Le cinéma horrifique. Paris: L’Harmattan, 2011.

LEIVA, Antonio Dominguez. Décapitations: du culte des cranes au cinéma gore. Paris: Presses UniversiParis: Presses Universitaires de France, 2004.

MACCORMACK, Patricia. “Necrosexuality” In: Rhizomes, n. 11/12, 2005/2006. (Disponível em: http:// www.rhizomes.net/issue11/maccormack/index.html, acessado em 24 de junho de 2012).

MACCORMACK, Patricia. PLEASURE, PERVERSION AND DEATH: Three Lines of Flight for the Viewing Body. [on-line] (Disponível em: http://www.cinestatic.com/trans-mat/MacCormack/PPDcontents. htm, acessado em 24 de junho de 2012).

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução de Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

WILDE, Oscar. Salomé. Tradução de João do Rio. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1989.

filmografia

A HEAD FOR HORROR: LAMBERTO BAVA ON ‘MACABRE’. Gary Hertz, EUA: Anchor Bay EnterGary Hertz, EUA: Anchor Bay Entertainment, 2001. (documentário)

BUIO OMEGA. Joe D’Amato (Aristide Massaccesi). Itália: D.R. Mass Communicatons, 1979

FLESH FOR FRANKENSTEIN. Paul Morryssey; Antonio Margheriti. Itália-EUA-França: Carlo PontiBraunsberg-Rassam Productions, 1973.

LA CASA DALLE FINESTRE CHE RIDONO (A Casa das Janelas Sorridentes). Pupi Avati. Itália: A.M.A. Film, 1976.

LA TÊTE FROIDE. Patrick Hella. Bélgica: Les Mallades, 1970.

LA VENERE D’ILLE (episódio da mini-série: I Giochi del Diavolo). Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: RAI 2, 1979.

MACABRO. Lamberto Bava. Itália: A.M.A. Film: Medusa Distribuzione, 1980.

NERO VENEZIANO. Ugo Liberatore. Itália: 3B Produzioni Cinematografiche, 1978.

OPERAZIONE PAURA (Mata, Baby, Mata). Mario Bava. Itália: FUL Films: Internazionale Nembo Distribuzione Importazione Esportazione Film (INDIEF), 1966.

SCHOCK. Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: Laser Films: Titanus Distribuzione, 1977.

THE BAD SEED (A Semente Maldita). Mervyn LeRoy. EUA: Warner Bros, 1956.

THE BRAIN THAT WOULDN’T DIE (O Cérebro que Não Queria Morrer). Joseph Green. EUA: Rex Carlton Productions: American International Pictures, 1962.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Letícia Badan Palhares Knauer de Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.