Resumo
Este texto parte da análise do filme Macabro (1980), de Lamberto Bava, procurando entendê-lo dentro da produção do cinema de horror, sobretudo dos anos de 1980 e sua relação com o universo da História da Arte, como o simbolismo e o decadentismo, nos quais o apreço pelo grotesco em correspondência com o prazer aparecem com evidência.
Referências
BIBLIOGRAFIA
CRAWFORD, Francis Marion. “Porque o sangue é vida”. In: Costa, Bruno (Org.). Contos clássicos de vampiros. Tradução de Marta Chiarelli, Beatriz Sidou e Bruno Costa. São Paulo: Hedra, 2010.
DIJKSTRA, Bram. Idols of perversity – Fantasies of feminine evil in fin-de-siècle culture. New York: Oxford University Press, 1986.
DOTTIN-ORSINI, Mireille. Cette femme qu’ils disent fatale. Paris: Grasset, 1993.
DOTTIN-ORSINI, Mireille. (Org.) Salomé. Paris: Éditions Autrement, 1996.
LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 1: Le cinéma fantastique. Paris: L’Harmattan, 2011.
LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 2: Le cinéma horrifique. Paris: L’Harmattan, 2011.
LEIVA, Antonio Dominguez. Décapitations: du culte des cranes au cinéma gore. Paris: Presses UniversiParis: Presses Universitaires de France, 2004.
MACCORMACK, Patricia. “Necrosexuality” In: Rhizomes, n. 11/12, 2005/2006. (Disponível em: http:// www.rhizomes.net/issue11/maccormack/index.html, acessado em 24 de junho de 2012).
MACCORMACK, Patricia. PLEASURE, PERVERSION AND DEATH: Three Lines of Flight for the Viewing Body. [on-line] (Disponível em: http://www.cinestatic.com/trans-mat/MacCormack/PPDcontents. htm, acessado em 24 de junho de 2012).
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução de Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
WILDE, Oscar. Salomé. Tradução de João do Rio. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1989.
filmografia
A HEAD FOR HORROR: LAMBERTO BAVA ON ‘MACABRE’. Gary Hertz, EUA: Anchor Bay EnterGary Hertz, EUA: Anchor Bay Entertainment, 2001. (documentário)
BUIO OMEGA. Joe D’Amato (Aristide Massaccesi). Itália: D.R. Mass Communicatons, 1979
FLESH FOR FRANKENSTEIN. Paul Morryssey; Antonio Margheriti. Itália-EUA-França: Carlo PontiBraunsberg-Rassam Productions, 1973.
LA CASA DALLE FINESTRE CHE RIDONO (A Casa das Janelas Sorridentes). Pupi Avati. Itália: A.M.A. Film, 1976.
LA TÊTE FROIDE. Patrick Hella. Bélgica: Les Mallades, 1970.
LA VENERE D’ILLE (episódio da mini-série: I Giochi del Diavolo). Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: RAI 2, 1979.
MACABRO. Lamberto Bava. Itália: A.M.A. Film: Medusa Distribuzione, 1980.
NERO VENEZIANO. Ugo Liberatore. Itália: 3B Produzioni Cinematografiche, 1978.
OPERAZIONE PAURA (Mata, Baby, Mata). Mario Bava. Itália: FUL Films: Internazionale Nembo Distribuzione Importazione Esportazione Film (INDIEF), 1966.
SCHOCK. Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: Laser Films: Titanus Distribuzione, 1977.
THE BAD SEED (A Semente Maldita). Mervyn LeRoy. EUA: Warner Bros, 1956.
THE BRAIN THAT WOULDN’T DIE (O Cérebro que Não Queria Morrer). Joseph Green. EUA: Rex Carlton Productions: American International Pictures, 1962.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Letícia Badan Palhares Knauer de Campos