A “era” Zanini
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Museologia
Arte contemporânea
Museus
Brasil

Como Citar

HOFFMANN, Ana Maria Pimenta. A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 26–33, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4183. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4183. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A produção artística contemporânea caracteriza-se pela multiplicidade. Dar conta da abertura proposta pelas suas inúmeras produções significa em grande parte, analisar a crítica institucional que muitas obras postulam. Neste artigo gostaria de apresentar meu acompanhamento destas mudanças na história de alguns museus brasileiros, entre os anos de 1950 e 1970.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4183
PDF

Referências

ADORNO, Theodore W. Museu Valery Proust. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.

AMARAL, Aracy A. Perfil de um acervo. Sao Paulo: Mac/techint, 1988.

CRIMP, Douglas. Lawler, Louise (fot). Santos, Fernando (trad). Sobre as ruínas do museu. São Paulo, Martins: Fontes, 2005.

DANTO, Arthur. O Mundo da Arte. In D’OREY, Carmo. O que é a arte? Lisboa: Dinalivro, 2007.

FERRAZ, Geraldo. Elos de uma cadeia. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 30.07.1960

GULLAR, Ferreira. II Bienal de São Paulo: cubismo e futurismo, Rio de Janeiro, Diário de Notícias, 12/01/1954.

KANTOR, Sybil Gordon. Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. Massachusetts: MIT Press, 2002.

LIPPARD, Lucy R.. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Londres: Studio Vista, 1973.

MALRAUX, André. Saint-Aubyn, Isabel (trad). O museu imaginário. Lisboa, Edições 70, 2000.

MUSEU DE ARTE MODERNA. VI Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, 1961 (cat. de exposição).

O’DOHERTY, Brian; MCEVILLEY, Thomas. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PHILIPS, Cristopher. El Tribunal de la fotografía. In : Indiferencia y Singularidad. (eds.) Glo?ria Picazo/ Jorge Ribalta. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Ana Maria Pimenta Hoffmann

Downloads

Não há dados estatísticos.