n. 2 (2006): Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas
Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas

Organizadores: Ana Paula Camargo Lima, Christine De Carli, Helder Oliveira, Luciana Bicalho Piacenza, Marina Berriel, Patricia Sant'Anna.

Apresentação

Ana Paula Camargo Lima, Christine De Carli, Helder Oliveira, Luciana Bicalho Piacenza, Marina Berriel, Patrícia Sant'Anna
1-6
Teoria e história da arte: abordagens metodológicas
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.4397
PDF

Comunicações

Nelson Aguilar
3-5
Lina Bo Bardi
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3556
PDF
Fernando de Oliveira Amorim, Fernando César Amaro Brolia
6-13
Preservação do patrimônio histórico: manifestação do absoluto e manutenção da cultura – O caso catedral de São Sebastião, Presidente Prudente, SP
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3559
PDF
Arley Andriolo
14-20
A questão da alteridade no “primitivismo artístico”
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3558
PDF
Solange Aragão
21-27
Comunicante-comunicado-comunicando: método de estudo de obras de arte
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3562
PDF
Virgínia Gil Araújo
28-34
Imagens censuradas: a fotografia como arte e política em Antonio Manuel
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3563
PDF
Evelyne Azevedo
35-40
Visões do exotismo na Roma barroca: a fonte dos quatro rios e o obelisco da praça Navona
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3564
PDF
Carolina Marielli Barreto
41-46
Ensino de arte e educação profissional feminina: um estudo de caso sobre a escola profissional feminina de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3579
PDF
Maria Berbara
55-70
Francisco de Hollanda e a “teoria artística” michelangiana
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3581
PDF
Afrânio Biscardi
71-77
O dirigismo laico: D. Pedro II e o projeto imperial
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3589
PDF
Renata Bittencourt
78-89
Modos de negra e modos de branca: o retrato Baiana e a imagem da mulher negra na arte do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3629
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
90-93
Por um natural da normalidade: a problematização do conceito de realismo na arte alemã do entre-guerras (1919-1938)
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3657
PDF
Frederico Braida
94-102
Espaços para as artes na era da cultura digital: considerações sobre emergentes espaços públicos (digitais)
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3660
PDF
Renata Gomes Cardoso
103-106
A necessidade do retorno à obra no caso brasileiro
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3665
PDF
Claudio Umpierre Carlan
107-111
Numismática romana - teoria e método: a arte a serviço do estado
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3668
PDF
Edwar de Alencar Castelo Branco
112-118
O terror da vermelha: síntese sensitiva da marginalia 70
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3671
PDF
Silvia Denise Alves Correa
119-124
Gregório Gruber: visões da cidade
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3672
PDF
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa, Guiomar Josefina Biondo
125-130
Arte na escola: a construção da história da arte a partir do leitor
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3675
PDF
Maria Antonia Couto da Silva
131-137
As cópias de Veronese por François Boucher do acervo do museu de arte de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3678
PDF
Maria de Fátima Morethy Couto
138-143
A biografia na história da arte: o “confronto” entre Anita e Tarsila
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3680
PDF
Robson Xavier da Costa
144-151
Trajetórias do olhar: pintura naïf e história da arte paraibana
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3687
PDF
Fernanda Pequeno da Silva
152-158
A dança e o movimento em Hélio Oiticica, Lygia Pape e Aby Warburg: convergências ou fricções?
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3688
PDF
Maria do Carmo Couto da Silva
159-166
O Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli e a escultura italiana do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3689
PDF
Priscila Ramos da Silva
167-172
Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3690
PDF
Camila Dazzi
173-180
Metodologia de pesquisa na realização da biografia de artistas brasileiros oitocentistas: críticas e propostas
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3691
PDF
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
181-188
Grandjean de Montigny: um utópico no trópico
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3692
PDF
Denise Puertas de Araújo
189-192
A importância da definição de termos e conceitos na sustentabilidade da “teoria” da restauração de Cesare Brandi
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3693
PDF
Patrícia Vargas Lopes de Araujo
193-200
Viajantes do século XIX: uma reflexão sobre as estéticas do pitoresco e do sublime na construção de representações para o Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3694
PDF
Heitor de Assis Júnior
201-208
José dos Reis Carvalho: obras naturalísticas, etnográficas e naturezas mortas
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3695
PDF
Maria Cristina Rezende de Campos
209-213
As formas e as reformas da identidade xavante: uma abordagem metodológica
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3696
PDF
Nivaldo Alexandre de Freitas
214-220
Luzes e sombras na relação entre arte e psicanálise
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3697
PDF
Claudia Valladão de Mattos
221-228
Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3698
PDF
Marina Pereira de Menezes
229-233
A inclusão da arte contemporânea no ensino de artes
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3699
PDF
Gabriel Girnos Elias de Souza
234-251
Experimentalismo institucional: a experiência interdisciplinar da exposição cidade sem janelas
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3700
PDF
Christine Decarli
242-247
A aparição do menino Jesus a Santo Antônio de Pádua do MASP: Santo Antônio ou São Francisco?
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3701
PDF
Rita de Cássia Demarchi
248-252
Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior: reflexões sobre experiências
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3702
PDF
Elaine Dias
253-259
“Félix Émile Taunay – cidade e natureza no brasil”: enfrentamentos da pesquisa e metodologia
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3703
PDF
Renato Palumbo Dória
260-262
Entre práticas e discursos: questões de método na pesquisa da história do ensino do desenho
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3704
PDF
Glaucia Augusto Fonseca
263-267
Ferramenta interdisciplinar de representações bi e tridimensionais: Theo van Doesburg e Andrea Palladio
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3705
PDF
Patrícia Bueno Godoy
268-273
A arte decorativa brasileira inspirada na cerâmica Marajoara
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3706
PDF
Rose Mary Louzada Gomes
274-280
Arte tecnológica: um percurso brasileiro
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3794
PDF
Maximiliano Gutiez
281-288
Evaristo Valle: cor, figura e lirismo
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3795
PDF
Priscila Henning
289-297
Questões de autenticidade na era do patrimônio espetacular
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3797
PDF
Maria Helena da Fonseca Hermes
298-303
Quem não Pink não Floyd: vestígios da CEU Casa do Estudante Universitário, UFRJ
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3798
PDF
Maria Lucila Horn
304-310
Arte e mulher: algumas leituras de contexto
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3799
PDF
Raquel Imanishi
311-328
Cidade, memória e literatura na infância Berlinense de Walter Benjamin
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3800
PDF
Nancy Kaplan
319-325
O que faltou na torrentina: o período paduano da vida de Andrea Mantegna
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3801
PDF
Rita de Cássia Lana
326-329
Freud e a história da arte: notas sobre algumas implicações metodológicas do aporte psicanalítico
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3802
PDF
Vanessa Sobrino Lenzini
330-338
As noções de “moderno” na fotografia do foto-cine clube bandeirante
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3803
PDF
Flavio Roberto Lotufo
339-349
Processo criativo de Flávio de Carvalho para sua experiência nº3
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3855
PDF
Emília Vicente Lourenço
350-355
Resgate da Memória em Cândido Portinari
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3856
PDF
Vanessa Rosa Machado
356-363
Anarquia e crítica em Lygia Pape
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3857
PDF
Orlando Maneschy
364-370
Rubens Mano e os fluxos luminosos
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3858
PDF
Marcelo Mari
371-376
Objetividade, estrutura e correspondência entre os campos do conhecimento
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3859
PDF
Fernanda Marinho
377-382
Considerações sobre a obra Madona com menino e São João Batista da fundação Eva Klabin
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3860
PDF
Paulo Roberto Masseran
383-392
O barroco sob a luz do modernismo: Lúcio Costa e os jesuítas
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3876
PDF
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia Mattos
393-397
Representações da belle-époque: a ilusão e as marcas de uma sociedade em transformação
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3879
PDF
Renata Baesso Pereira
398-406
De l’état de l’architecture egyptienne considérée dans sons origine, et comparée à l’architecture grecque: origens da arquitetura em Quatremère de Quincy
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3904
PDF
Rosa Maria Alves Pereira
407-413
Gabinetes de curiosidades e os primórdios da ilustração científica
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3905
PDF
Dalila dos Santos Cerqueira Pinto, Maria Luisa Luz Távora
414-417
A unidade do duplo olhar em Marcelo Grassmann
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3906
PDF
Vera Pugliese
418-426
Explorações metodológicas do campo plástico da pintura do pós-guerra
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3907
PDF
Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro
426-433
A figura humana fragmentada na pintura contemporânea brasileira
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3908
PDF
Suzana Barretto Ribeiro
434-439
Almeida Junior e a fotografia: uma nova dimensão da obra do artista
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3909
PDF
Cristina de Toledo Romano
440-445
A igreja de Santa Cecília: as pinturas de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva na confluência dos interesses da igreja católica e da elite cafeeira, em São Paulo, no início do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3910
PDF
Artur Simões Rozestraten
446-453
Considerações sobre a figura portando o modelo de arquitetura na arte medieval
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3911
PDF
Myriam Salomão
454-461
Itapecerica da Serra – SP: a visualidade e a percepção do núcleo central pela memória iconográfica e comportamental
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3912
PDF
Fábio Lopes de Souza Santos
462-469
As neo-vanguardas e a cidade
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3913
PDF
Carolina Dellamore Batista Scarpelli, Fabrize Santos Pousa, Neuman Ribeiro de Sá
470-476
O salão bar Brasil de 1936: antevisões do modernismo nas artes plásticas em Belo Horizonte
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3914
PDF
Felipe Scovino
477-483
Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3915
PDF
Mirian Nogueira Seraphim
484-492
Questões de catalogação: o título em Visconti
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3916
PDF
Eliane Patricia Grandini Serrano, Nelyse Apparecida Melro Salzedas
493-496
Sobre o ensino da arte: sugestão
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3917
PDF
Rosangela de Jesus Silva
497-503
Uma visão da crítica da arte brasileira no século XIX: Angelo Agostini
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3918
PDF
Vanessa Biazioli Siqueira
504-510
A imagem fotográfica na arte brasileira: coleção Gilberto Chateaubriand um estudo de caso
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3919
PDF
Vera Beatriz Siqueira
511-517
Crítica e cultura nas obras de Volpi, Dacosta e Pancetti
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3920
PDF
Carolina Soares
518-524
Possíveis abordagens para um estudo sobre coleções museológicas de fotografia
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3922
PDF
Tânia Ribeiro Soares
525-529
Divulgação artístico-científica: a comunicação da pesquisa em arte como ferramenta para a História da Arte Contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3948
PDF
Veronica Stigger
530-536
Do mito ao rito: novas-velhas categorias para a compreensão da arte moderna
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3949
PDF
Marina Takami
537-544
Fotografia na história da arte
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3950
PDF
Maurício de Carvalho Teixeira
545-549
Fala cantada: poética e melódica na musicologia de Mário de Andrade
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3951
PDF
Christiane Aparecida Tragante
550-556
A identificação nacional nos elementos de O Grande Desfile
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3952
PDF
Talita Trizoli, Vera Lúcia Puga
557-564
Roupas de sedução
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3953
PDF
Arthur Gomes Valle
565-572
A prática do desenho como instrumento de análise das obras de arte
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3954
PDF
Thaís de Fátima Vaz
573-579
Casa de Portinari, lugar de memória
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3956
PDF
Paula Ferreira Vermeersch
580-584
Aspectos iconográficos infernais em incunábulos da Divina Comédia
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3957
PDF
Daniela Viana, Carlos Alberto Pereira
585-589
A arte da cantaria ao longo da estrada real: as produções do século XVIII no caminho do ouro em abordagens multidisciplinares
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3958
PDF
Maria Alice Ximenes
590-595
Corpo e roupa: território da existência e da cultura. Reflexões para o redesenho do corpo feminino no século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3971
PDF
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
596-600
As bienais nacionais 1970-76
https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3972
PDF