O Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli e a escultura italiana do século XIX
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Palavras-chave

Rodolfo Bernardelli
Escultura italiana
Século XIX

Como Citar

SILVA, Maria do Carmo Couto da. O Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli e a escultura italiana do século XIX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 159–166, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3689. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3689. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O tema central dessa comunicação é a análise da produção do escultor brasileiro Rodolfo Bernardelli (1852–1931) na Itália, no final do século XIX, enfocando especialmente a realização do grupo monumental em mármore Cristo e a mulher adúltera (1881-1884). Apesar da importância de Rodolfo Bernardelli no cenário artístico brasileiro, a sua trajetória ainda não foi estudada por completo. Percebendo a ausência de estudos nessa área, enfocamos o período de sua formação em nossa pesquisa de mestrado, concluída em 2005. O artista, que freqüentou a Academia Imperial de Belas Artes, na década de 1870, estudou em Roma por vários anos, onde também criou algumas de suas obras mais conhecidas. Na Itália, o jovem escultor foi aluno de Giulio Monteverde e manteve contato com a obra de destacados artistas como Vincenzo Gemito, Achille d’Orsi e Michetti. Em 1885, ele regressou ao Rio de Janeiro e expôs, em mostra individual, os trabalhos realizados no exterior, obtendo grande repercussão na imprensa e crítica cariocas e também na Academia. O seu grupo escultórico Cristo e a Mulher Adúltera, apresentado nessa mostra, tanto pelo tema como por sua ousada execução formal, revela o diálogo com a escultura italiana contemporânea. É esse aspecto da produção de Bernardelli, presente também em outras obras suas desse período, que faz com que o artista seja prestigiado em seu retorno da Europa e indica novas direções para a escultura no Brasil, no final do Segundo Reinado.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3689
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