Comunicante-comunicado-comunicando
PDF

Palavras-chave

Método de estudo
Obras de arte
A tríade “artista-obra-público”

Como Citar

ARAGÃO, Solange. Comunicante-comunicado-comunicando: método de estudo de obras de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 21–27, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3562. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3562. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Segundo Antonio Candido, todo processo de comunicação pressupõe três elementos básicos: um comunicante (no caso da arte, o artista), um comunicado (a obra) e um comunicando (o público). Considerando-se que, do ponto de vista da sociologia, a arte é um sistema de comunicação inter-humana, esses três elementos devem ser levados em conta e inter-relacionados em seus estudos, revelando-se ainda a influência dos fatores sociais sobre a tríade “artista-obra-público”.
Pretende-se aqui apresentar uma adaptação do método delineado por Antonio Candido, em seu texto Literatura e Sociedade, para o estudo das obras de arte, introduzindo-se também procedimentos de pesquisa a serem aplicados em consonância com esse método.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3562
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

CERVO, Amado L. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DESCARTES, R. “Discurso do método”. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

LAMPARELLI, Celso Monteiro. “Metodologia de pesquisa aplicada à arquitetura e ao urbanismo”. Cadernos do LAP. n.15. São Paulo: FAUUSP, 1996.

LE GOFF, Jacques. Histoire et mémoire. Paris: Gallimard, 1988.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Solange Aragão

Downloads

Não há dados estatísticos.