O barroco sob a luz do modernismo
PDF

Palavras-chave

Arquitetura colonial
Arquitetos modernistas
Historiografia modernista

Como Citar

MASSERAN, Paulo Roberto. O barroco sob a luz do modernismo: Lúcio Costa e os jesuítas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 383–392, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3876. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3876. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é o levantamento de questões referentes à construção historiográfica da arquitetura e da cidade colonial, empreendida por arquitetos modernistas a partir da década de 1930, tendo por objeto específico o artigo escrito por Lúcio Costa, denominado “A arquitetura dos jesuítas no Brasil”, e publicado pela Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n° 5, de 1941. Desde o primeiro número da revista do SPHAN em 1937, Lúcio Costa já publicava o artigo “Documentação necessária”, e no terceiro número, o artigo “Notas sobre a evolução do mobiliário luso-brasileiro”. O texto a seguir trata especificamente do terceiro artigo publicado pelo arquiteto, na revista, onde aborda a produção artística ligada às atividades da Companhia de Jesus no Brasil. Define, conceitua, indica as fundamentações dessas manifestações, ancorado no seu tempo, amparado por sua própria experiência e vivência, imbuído do espírito de renovação do fazer da arquitetura, do pensar a sua história. Disse por várias vezes, em textos e entrevistas, que os mesmos arquitetos “modernos” que se empenhavam em renovar o passado, eram também aqueles que lutavam para preservá-lo. Logicamente este passado a manter-se presente passava por um filtro modernista, e este mesmo filtro lastreava a construção do projeto de modernização da intelectualidade brasileira. A criação do SPHAN, seus atos e movimentos dão conta dessa batalha, e representam hoje, da maneira mais diletante, essa profissão do credo nas transformações do mundo industrial.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3876
PDF

Referências

COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do SPHAN, Rio de Janeiro, n° 5, 1941.

COSTA, Lúcio. Lúcio Costa: registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

MASSERAN, Paulo Roberto. Teatros Paulistas no ciclo do café: tipologia e arquitetura. Dissertação (mestrado em arquitetura e urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, USP, São Carlos-SP, 1998.

TELLES, Augusto Carlos da Silva. Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil. Rio de Janeiro: MEC/FAE, 1985.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Paulo Roberto Masseran

Downloads

Não há dados estatísticos.