Resumo
As relações entre espaço e imagem vêm permeando o trabalho do artista brasileiro Rubens Mano (1960- ) desde suas investigações iniciais acerca do ambiente urbano, ainda na década de 80, quando a fotografia mostrava-se como o único canal de articulação para o artista apresentar suas reflexões sobre tais questões. Sua produção artística se estabelece dentro de um campo no qual questões espaciais e luminosas se instauram para colocar em xeque aquilo que nos é visível. Trabalhando com a transformação do espaço em imagem, Rubens Mano, cuja formação universitária foi na área da arquitetura e urbanismo, articula questões nas quais a luz aparece com elemento de importância fundamental.
Referências
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, AS, 2002, p. 180, 181.
MANO, Rubens. Resposta concedida a Orlando Maneschy. São Paulo 20 de mar. 2005.
MANO, Rubens. Intervalo transitivo. São Paulo, SP, 2003.87p, p.18. Dissertação (Mestrado em Artes). Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes, USP, em 2003.
FRIZOT, Michel. A new history of photography. Köln: Könemann, 1998.. p.17.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo:Senac/Marca D’Água, 1996. p. 42.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Rubens Mano: an art of space and its production. Parachute 116 São Paulo. Quebéc: Parachute, 2004. p.27.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed.34, 2003. p. 207.
Tudo entre nós. Exposição individual de Rubens Mano, realizada na Galeria Casa Triângulo, em São Paulo, nos meses de novembro e dezembro de 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Orlando Maneschy