Corpo na arte, body art, body modification
PDF

Palavras-chave

Body art
Body modification
Corpo na arte contemporânea

Como Citar

SILVA, Priscila Ramos da. Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 167–172, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3690. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3690. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Tão freqüentemente associado à produção artística atual, o termo corpo na arte é, para muitos, uma incógnita. Afinal, do que se trata falar, simultaneamente em arte e corpo? A junção das duas palavras parece, à primeira vista, mais confundir do que esclarecer. Com freqüência, a arte do corpo dos anos 1990/2000 é confundida duas outras manifestações em que o corpo é o suporte da criação: a body art dos anos 1960/70 e o a body modification, fenômeno que compreende a realização de piercings, tatuagens, escarificações e outras intervenções corporais. No que se refere à arte contemporânea, um estudo aprofundado sobre a questão do corpo deve se deter, de início, sobre duas questões metodológicas fundamentais: a primeira é a definição o do próprio termo corpo na arte. A segunda, a delimitação das fronteiras entre os três campos de ação distintos: a arte do corpo atual, body art e a body modification. Estas serão as questões discutidas nesta comunicação.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3690
PDF

Referências

COELHO, Teixeira. “Assim é se lhe parece”. In: Bravo! Online. http://www.bravoonline.com.br/impressa.php?edit=ap&numEd=92 acesso em 28/03/2006.

PLUCHART, François. Risk as the practice of thought (1978). In: WARR, Tracey (ed.), The Artist’s Body. Londres: Phaidon, 2000.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da Arte. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

SENRA, Stella. A tela e a pele – cinema, vídeo e computador. In: Metacorpos. São Paulo: Paço das Artes, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Priscila Ramos da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.