Resumo
Nesta comunicação pretendemos analisar o contexto histórico e artístico em que foram realizadas duas telas pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo ( MASP), cópias de quadros de Paolo Veronese (1528-1588), pintadas por François Boucher (1703-1770), intituladas Hércules entre o Vício e a Virtude [fig. 1] e Alegoria da Sabedoria e da Força [fig. 2]. O texto originou-se de pesquisa para dissertação de mestrado, realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.
Referências
LICHTEINSTEIN, Jaqueline. A cor eloquënte. São Paulo, Siciliano, 1994, p.157.
MARQUES, Luiz. “De onde nasce um museu”. Revista Galeria, São Paulo, n.18, 1990, p.90.
MIROT, Léon. “Roger de Piles, critique d’art”. III – L’oeuvre de Roger de Piles”. Paris, Revue des Études Historiques, 1923, n.6, p. 24.
PANOFSKY, Erwin. Hercule à la croisée des chemins. Paris, Flammarion, 1999. [Original: Hercules am Scheidewege und andere antike Bildstoffe in neueren Kunst, Leipzig; Berlin, B.G. Teubner, 1930].
SILVA, Maria Antonia Couto da. As cópias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. UNICAMP, IFCH. (Orientador: Prof. Dr. Luiz César Marques Filho). Campinas, SP: [s.n.], 2003.
STUFFMANN, Margret. “Les tableaux de la collection de Pierre Crozat”, Gazette des Beaux-Arts, Paris, 72, jun-set, 1968.
WATSON, P. Wisdom and Strength: The Biography of a Renaissance Masterpiece. New York, Doubleday, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Maria Antonia Couto da Silva