Resumo
Na constituição de uma coleção museológica de obras de arte, as escolhas estão pautadas na relevância histórica do nome do artista, do período, da técnica, do estilo. De acordo com os historiadores Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo, uma obra é vista como obra de arte quando tem importância na história da arte e contribui para a formação e desenvolvimento de uma cultura artística. E a constituição de uma coleção museológica de fotografias, em quais critérios estão pautadas as escolhas? De que modo a história da fotografia está articulada à história da arte? Como objeto de análise está a Coleção PirelliMasp de Fotografia, a partir da qual proponho pensar de que modo são elaborados discursos para a inserção de imagens fotográficas em uma determinada cultura artística moderna.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo e FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte, Lisboa: Ed. Estampa, 1994.
BONI, Zé de. Catálogo Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, São Paulo: Masp,1994, p.6.
BONI, Zé de. Catálogo Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, São Paulo: Masp, 1994, p.6. [sic]
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico, Campinas: Papirus, 1994.
CRIMP, Douglas. ‘El viejo tema del museo, el nuevo tema de la biblioteca’, in Catálogo Los usos de la imagen – fotografía, film y video en la coleccíon Jumex, Malba, Buenos Aires, 2004.
FABRIS, Annateresa (org.). ‘A fotografia e o sistema das artes plásticas’. In Fotografia – Usos e Funções no século XIX, São Paulo: Edusp, 1998, p.174.
FERNANDES Jr., Rubens. Catálogo Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, São Paulo:Masp, 2002, p.6.
FERNANDES Jr., Rubens. Catálogo Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, São Paulo:Masp, 1992, p.6.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.87.
KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico, Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p.223.
MENDES, Ricardo. Li Photogallery: falando de espaços expositivos In site www.namata.com.br
PHILLIPS, Christopher. ‘El tribunal de la Fotografía’. In BOLTON, Richard (org.), The Contest of Meaning: Critical Histories of Photography, Cambridge, 1989.
SCHAEFFER, Jean-Marie. ‘La fotografía entre visión e imagen’. In ARBAÏZAR, Philippe & PICAUDÉ, Valérie (org.), La Confusión de los Géneros en Fotografía, Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre a Fotografia, Rio de Janeiro: Arbor, 1981, p.137.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Carolina Soares