Questões de autenticidade na era do patrimônio espetacular
PDF

Palavras-chave

Autenticidade
Patrimônio cultural
Turismo espetacular

Como Citar

HENNING, Priscila. Questões de autenticidade na era do patrimônio espetacular. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 289–297, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3797. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3797. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Atualmente, a questão da preservação de nosso legado arquitetônico, histórico e/ou artístico vem sendo amplamente discutida, não apenas no meio acadêmico, como pela sociedade em geral. Por todo o país surgem cada vez mais projetos de preservação cultural que unem tanto as iniciativas privadas quanto organismos públicos, muitas vezes aplaudidos pela mídia e apoiados pelos usuários. A princípio, este quadro é positivo e benéfico, pois estimula a conservação de nossos bens culturais e a retomada da própria identidade da sociedade a partir de sua trajetória ao longo do tempo. No entanto, a associação insistente da preservação do patrimônio com a indústria cultural do espetáculo, incluindo neste contexto a relação indissociável com o turismo espetacular e as distorções geradas pela indústria da informação, faz com que seja necessária a discussão de um conceito basilar que pauta a ação do preservador: a questão da autenticidade. O conceito de autenticidade desperta algumas das questões essenciais que cercam a preservação do patrimônio cultural: o que se está preservando, de que forma, e por quê? Esta questão é crucial: a partir da noção de que o bem em si, ou as dinâmicas sociais e históricas que este encerra, são justificativas para a sua conservação, torna-se necessário investigar as razões para sua distorção, desfiguração ou modificação deliberada. Para fins deste trabalho, a noção do espetáculo é ressaltada por ser uma relação contraditória, aparentemente positiva, porém que atinge diretamente a própria essência do patrimônio cultural. Ao mesmo tempo, é um espelho da sociedade contemporânea, de seus valores e mecanismos, e de sua relação com a cultura, gerando uma complexa dinâmica de significados e relações que influenciam diretamente a ação e compreensão da preservação do patrimônio cultural.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3797
PDF

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1991.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Ateliê, 2004.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade / Ed. Unesp, 2001.

CHOAY, Françoise. Sept Propositions sur le Concept d’Autenticité et son Usage dans lês Pratiques du Patrimoine Historique. In: Nara Conference on Authenticity . Paris, UNESCO, 1995. pp. 101-120. Tradução: Beatriz Mugayar Kühl.

DÉBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

GONÇALVES, José Reginaldo. Autenticidade, Memória e Ideologias Nacionais: o problema dos patrimônios culturais. In: Revista Estudos Históricos , Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, 1988, pp. 264-275.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

JOKILEHTO, Jukka. Authenticity in Restoration Principles and Practices. In: Bulletin of the Association for Preservation Technology (APT Bulletin), Vol. 17, No. 3/4, Principles in Practice . (1985), pp. 5-11. Tradução das citações: Priscila Henning.

JOKILEHTO, Jukka. International Trends in Historic Preservation: From Ancient Monuments to Living Cultures. In: Bulletin of the Association for Preservation Technology (APT Bulletin), Vol. 29, No. 3/4, Thirtieth-Anniversary Issue (1998), pp. 17-19. Tradução das citações: Priscila Henning.

LEMAIRE, Raymond. Autenticidade e Patrimônio Monumental. In: Restauro 129, pp. 7-24. Tradução: Beatriz Mugayar Kühl.

LEMOS, Carlos. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.

CARTAS PATRIMONIAIS: Os documentos e cartas internacionais citadas no texto estão todas disponíveis em: http://portal.iphan.gov.br/ , sob o link “Cartas Patrimoniais”. Acesso em 27 março 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Priscila Henning

Downloads

Não há dados estatísticos.