Resumo
Discussão metodológica de curso sobre o Pós-Guerra (Brasília, 2005) para abordar a exploração da pintura como linguagem. Seu método focou a trajetória de alguns artistas fundamentais, cuja escolha foi baseada na exemplaridade dos processos de criação e repercussão de suas obras. Trabalhou-se com as fases do desenvolvimento do processo de criação de De Kooning como centro funcional e metodológico para a abertura conceitual do campo plástico do Expressionismo Abstrato, campo triangulado a princípio com Bacon e Iberê Camargo, e cotejado plástica e conceitualmente com outros artistas importantes para discutir os processos poéticos da crise da pintura no limite figuração-abstração, a alteração do processo formador da imagem, o colapso da relação figura-fundo e espaço mimético e o deslocamento de seu fundamento para a linguagem.
Referências
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LYOTARD, J.-F. O pós-moderno explicado às crianças. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
ROSENBERG, H. Objeto ansioso. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
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Copyright (c) 2006 Vera Pugliese