A questão da alteridade no “primitivismo artístico”
PDF

Palavras-chave

Primitivismo
Alteridade
Percepção
História da Arte (séc XX)

Como Citar

ANDRIOLO, Arley. A questão da alteridade no “primitivismo artístico”. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 14–20, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3558. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3558. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Desde 1938, com a publicação do livro de Robert Goldwater, a noção de “primitivismo artístico” evidenciava a visada do artista europeu para as obras plásticas africanas. Em 1984, essa relação foi reforçada com a exposição Primitivism in XXth century art, organizada por William Rubin. Alguns críticos dessa associação mostram que o campo perceptivo daqueles artistas não se dirigia apenas para os habitantes da África, mas para uma série de personagens, dentre os quais, ciganos, prostitutas, loucos e camponeses. Meu objetivo será o de rever essa problemática para propor uma reflexão metodológica que considere a questão da alteridade, particularmente, enfocando a emergência diante do artista de uma multiplicidade de outros a solicitar o seu olhar.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3558
PDF

Referências

ANDRADE, Mário de. Curso de Filosofia e História da Arte. São Paulo, mimeo, Centro de Estudos Folclóricos, GFAU, 1955. (curso original de 1938)

ANDRIOLO, Arley. Histórias da “arte marginal”: um processo de ambigüidades. In:CAMPOS, A.; VIEIRA, I.; RIBEIRO, M.; HUCHET, S. (orgs.). Anais do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2005. 1 CD ROM.

ANDRIOLO, Arley. Traços primitivos: histórias do outro lado da arte no século XX. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

CESAR, Osório. A arte nos loucos e vanguardistas. Pref. Neves-Manta. Rio de Janeiro: Flores & Mano, 1934.

DAGEN, Philipe. Le peintre, le poète, le sauvage: les voies du primitivisme dans l’art français. Paris: Flammarion, 1998.

FOSTER, Hal. O inconsciente “primitivo” da arte moderna: ou pele branca, máscaras negras. Em Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996, pp. 237-268.

GILMAN, Sander L. Difference and pathology: stereotypes of sexuality, race, and madness. Ithaca: Cornell University Press, 1985.

GOLDWATER, Robert. Primitivism in modern art. Cambridge/London: Belknap Press of Harvard University, 1986.

LAFORA, Gonzalo. Dom Juan, los milagros y otros ensayos. Madrid: Biblioteca Nueva, 1927.

LAUDE, Jean. La peinture français (1905-1914) et “l’art nègre”: contribuition à l’étude des sources du fauvisme et du cubisme. Vols. 1 e 2. Paris: Klincksieck, 1963.

LHOTE, André. La peinture: le coeur et l’esprit suive de parlons peinture. Paris: Ed. Denoël, 1950.

PERRY, Gill. O Primitivismo e o Moderno. In: HARRISON, C.; FRASCINA, F.; PERRY, G.. Primitivismo, Cubismo, Abstração: começo do século XX. São Paulo: Cosac & Naif, 1998.

RHODES, Colin. Le primitivisme et l’art moderne. Paris: Ed. Thames & Hudson, 1997.

SCHAPIRO, Meyer. A natureza da arte abstrata (1937). In: A Arte Moderna: séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1996, pp. 251-276.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Arley Andriolo

Downloads

Não há dados estatísticos.