Resumo
O presente trabalho Itapecerica da Serra (SP): a visualidade e a percepção do núcleo central pela memória iconográfica e comportamental é um estudo do espaço central da cidade de Itapecerica da Serra, sua arquitetura, seus usos, vivências e costumes que se perpetuam desde a vila colonial, os grupos sociais que ali vivem ou viveram, suas crenças e ritos e as transformações sofridas pelo núcleo central. Este conteúdo foi analisado por meio de fontes iconográficas (fotografias e mapas). Os dados obtidos na pesquisa histórica e na coleta de material foram comparados e analisados por meio da fenomenologia da percepção, procedimento que evidenciou a influência que as transformações sofridas pelo núcleo central da cidade têm sobre a memória cultural e visual dos habitantes, tornando-a importante dentro do estudo e dando um significado adequado à realidade estudada.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ARROYO, Leonardo e DANON, D. Memória e tempo das igrejas de São Paulo. São Paulo: Cia Editora Nacional / Edusp, 1971.
BARBOSA, Alexandre Lourenço (org.). Aparecida: a multiplicidade do olhar. Aparecida (SP): s.ed., 2000.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2001.
CORRÊA, Dora Shellard. Aldeamento de Itapecerica: de fins do século XVII a 1882. Itapecerica da Serra: Estação Liberdade, 1999.
FONSECA, Pe. Manuel da. A vida do venerável padre Belchior de Pontes. São Paulo: Melhoramentos, s.d.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LEITE, Serafim. Os jesuítas na Vila de São Paulo. Revista do Arquivo Municipal (São Paulo), nº21, p.3-12, 1936.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MARX, Murillo. Cidade brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1980. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PETRONE, Pasquale. Aldeamentos paulistas. São Paulo: Edusp. 1995.
SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Ática, 1992.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Myriam Salomão