Resumo
A produção artística atual requer uma revisão das terminologias e das formas de abordar o objeto. Os limites que separavam as diferentes linguagens artísticas foram diluídos. A imagem fotográfica tem presença marcante na produção de arte contemporânea. Neste sentido é relevante que as discussões alcancem as fronteiras mais amplas das artes visuais. Na ocasião da aceitação da fotografia pelo mercado tradicional de arte, ela perdeu, oportuna e momentaneamente, uma de suas características principais: a reprodutibilidade. A fotografia garantiu sua entrada na história da arte por meio de empréstimos estéticos da pintura. Este ensaio aponta algumas reflexões sobre a imagem fotográfica a partir da leitura dos textos “O fotográfico”, de Rosalind Krauss, e “La fotografía plástica: un arte paradójico”, de Dominique Baqué.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 710p.
BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica: un arte paradójico. Tradução Cristina Zelich. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. 288p.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Castanon Guimaraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185p.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 91-107. (Obras Escolhidas, vol.1).
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 165-196. (Obras escolhidas, vol.1).
BOLTON, Richard. The contest of meaning: critical histories of photography. Massachusetts: MIT press, 1990. 407p.
COSTA, Helouise. SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 224p.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. 268p. (Série Ofício de Arte e Forma).
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. 240p.
PAVAN, Margot. Fotomontagem e pintura pré-rafaelista. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998. Capítulo 8, p. 233-259 (Texto & Arte, 3).
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000. 153 p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Marina Takami