Fotografia na história da arte
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Arte
História
Fotográfico
Fotografia plástica

Como Citar

TAKAMI, Marina. Fotografia na história da arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 537–544, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3950. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3950. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A produção artística atual requer uma revisão das terminologias e das formas de abordar o objeto. Os limites que separavam as diferentes linguagens artísticas foram diluídos. A imagem fotográfica tem presença marcante na produção de arte contemporânea. Neste sentido é relevante que as discussões alcancem as fronteiras mais amplas das artes visuais. Na ocasião da aceitação da fotografia pelo mercado tradicional de arte, ela perdeu, oportuna e momentaneamente, uma de suas características principais: a reprodutibilidade. A fotografia garantiu sua entrada na história da arte por meio de empréstimos estéticos da pintura. Este ensaio aponta algumas reflexões sobre a imagem fotográfica a partir da leitura dos textos “O fotográfico”, de Rosalind Krauss, e “La fotografía plástica: un arte paradójico”, de Dominique Baqué.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3950
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 710p.

BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica: un arte paradójico. Tradução Cristina Zelich. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. 288p.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Castanon Guimaraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185p.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 91-107. (Obras Escolhidas, vol.1).

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 165-196. (Obras escolhidas, vol.1).

BOLTON, Richard. The contest of meaning: critical histories of photography. Massachusetts: MIT press, 1990. 407p.

COSTA, Helouise. SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 224p.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. 268p. (Série Ofício de Arte e Forma).

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. 240p.

PAVAN, Margot. Fotomontagem e pintura pré-rafaelista. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998. Capítulo 8, p. 233-259 (Texto & Arte, 3).

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000. 153 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Marina Takami

Downloads

Não há dados estatísticos.