A imagem fotográfica na arte brasileira
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Influência
Coleção

Como Citar

SIQUEIRA, Vanessa Biazioli. A imagem fotográfica na arte brasileira: coleção Gilberto Chateaubriand um estudo de caso. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 504–510, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3919. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3919. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é detectar e refletir sobre a presença da imagem fotográfica na produção artística brasileira do início do século XX até a década de 1980, tendo como parâmetro a Coleção Gilberto Chateaubriand. Trata-se da Coleção de maior representatividade frente à arte brasileira dos séculos XX e XXI, reunindo de modo abrangente e significativo diferentes momentos dos anos de 1910 aos dias atuais. Desde 1993, encontra-se cedida, em regime de comodato, ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Reconhecida a presença da imagem fotográfica na arte brasileira, sobretudo na pintura, desde antes do advento do modernismo em 1922; faz-se necessário um estudo que trate do mapeamento da influência da imagem fotográfica na produção artística nacional. É nesse sentido que esta dissertação tem sua importância, tomando como base as obras da coleção Gilberto Chateaubriand do início do século XX até 1981.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3919
PDF

Referências

ALPERS, Svetlana. A Arte de descrever: a arte Holandesa no século XVII. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: EDUSP, 1999.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Trad. Denise Bottmann e Federico Carott. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas; v.1) São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas; v.1) São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 91-107.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção História &... Reflexões; v.4).

CAMARGO, Mônica Junqueira de e MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulista no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CHIARELLI, Tadeu (cur.). Apropriações/coleções. (catálogo de exposição). Porto Alegre: Santander Cultural, 2002.

CHIARELLI, Tadeu (cur.). Quando a fotografia se torna arte?: um panorama do uso da fotografia por artistas brasileiros. São Paulo, 2005. (Texto inédito)

COSTA, Helouise e SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas dos museus. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991. (Coleção Texto & Arte; v.3).

FABRIS, Annateresa (org.). “Uma outra história da arte?” [Trabalho apresentado em A história da arte hoje. Seminário de pós-graduação do Dep. Artes Plásticas, ECA - USP, São Paulo, 16-19 maio 2000].

FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Trad. Josep Elias. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1976.

KOSINSKI, Dorothy (org.). El artista y la cámara: De Degas a Picasso. Trad. Itziar Elgezabal e Susana Fornies. Bilbao: Museo Guggenheim, 2000.

KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil – século XIX. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.

MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998.

MELO, Pedro Américo Figueiredo e. O Brado do Ipiranga ou Proclamação da Independência do Brasil. Algumas palavras acerca do fato histórico e do quadro que o comemora. Florença: Tipografia da Arte della Stampa, 1888.

MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. A trama das imagens: manifestos e pinturas no começo do século XX. São Paulo: EDUSP, 1997. (Coleção Texto & Arte; v.14)

SCHARF, Aaron. Arte y fotografía. Trad. Jesús Pardo de Santayana. Madrid: Alianza editorial, 1994.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. 2ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981

STELZER, Otto. Arte y fotografía: contactos, influencias y efectos. Trad. Michael Faber-Kaiser. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1981. TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas em São Paulo (1890-1920). São Paulo, 1986. Tese (Doutorado) ECA/USP.

TEIXEIRA COELHO (org.). A Modernidade de Baudelaire – textos inéditos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Vanessa Biazioli Siqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.