Resumo
Uma análise crítica e comparativa de pinturas contemporâneas cujo tema é a Figura Humana representada por partes do corpo humano – pernas, braços, torsos e outras – compreendidas como Fragmento e Pormenor é o assunto desta pesquisa. O aporte teórico baseia-se nos conceitos de Fragmento e Pormenor do teórico italiano Omar Calabrese (1988). O recorte temporal compreende algumas produções pictóricas do Neoclassicismo e Realismo – séc. XIX – até o Cubismo e a Pop Arte – séc. XX. São analisados seus aspectos estéticos, contextualizando-as historicamente, a fim de relacioná-las com a teoria de Calabrese, discutir sua importância no cenário artístico nacional contemporâneo e sua posição na História da Arte e da Pintura.
Referências
ARGAN, Giulio C. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Trad. Denise Bottman e Frederico Carott. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.
CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. São Paulo: Martins Fontes. 1988.
CALABRESE, Omar. A Linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Ed. Globo. 1987.
CANTON, K. Arte Contemporânea e Corpo Virtual. Em LEÃO, L. (org.), INTERLAB,São Paulo, Ed. Iluminuras Ltda, 2002.
COLI, Jorge. O Fascínio de Frank Einstein. Folha de São Paulo. São Paulo, 02/06/2002. Caderno Mais! No. 538, p. 4-11.
KING, Margery. Rostos Conhecidos, Órgãos Genitais, os Retratos e Torsos de Andy Warhol. Em FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo 23ª Bienal Internacional de São Paulo: Salas Especiais. São Paulo. 1996. vol.01, p. 40-53.
OLIVA, Achille B. The Internacional Trans – Avantgarde. Flash Arte, n.104, out/nov, 1981, p.38.
OLIVARES, Rosa (1998). Pedaços de Nós Mesmos. Em FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo 24ª Bienal de São Paulo: Núcleo Histórico - antropofagia e histórias de canibalismos, São Paulo, vol. 01, 1998, p. 508-512. atual . Em GRANDO, J.C. A (Des) Construção do Corpo. Blumenau: Edifurb, 2001.
VILLAÇA, N. e GÓES, F. A Emancipação cultural do corpo.Em VILLAÇA, N. e GÓES, F. (org.) Nas Fronteiras do Contemporâneo : território, identidade, arte, moda, corpo e mídia. Rio de Janeiro: Ed. Mauad/ FUJB, 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro