Resumo
Essa comunicação é fruto de pesquisa em desenvolvimento no mestrado da UERJ em Arte e Cultura Contemporânea, acerca das poéticas de Lygia Pape e de Hélio Oiticica. Este trabalho tem seu foco na questão do movimento presente em proposições dos dois artistas. A dança e o movimento são explorados não apenas efetivamente, mas, sobretudo, como metáforas das transformações sociais que estimulam, ou mesmo efetivam. Como diretriz metodológica, usa-se o pensamento do historiador da arte Aby Warburg e sua abordagem antropológica da arte. Warburg pesquisou e escreveu sobre os índios Pueblo do Novo México e sua relação com o ritual e a dança da serpente, entendendo-a em seu sentido aglutinador e agregador. De Warburg também cooptamos a idéia de movimento, entendido enquanto pulsão e tensão e sua metodologia de abordagem da arte e de sua história com a dimensão fundamental do sintoma.
Referências
BASBAUM, Ricardo. Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BASBAUM, Ricardo. “Clark & Oiticica”. In Blast 4: Bioinformatica, dez. 1994.
BATAILLE, Georges. A Experiência Interior. São Paulo: Ática, 1992.
BRETT, Guy. “A lógica da teia”. In: PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
BORNHEIM, Gerd A. Introdução ao Filosofar. Rio de Janeiro: Globo, 1983.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Savoir-Mouvement (L’Homme que parlait aux papillons)”. In MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg et l’Image en Mouvement. Paris: Macula, 1998.
FOSTER, Hal. "The Artist as Ethnographer". In The Return of the Real. Cambridge, Massachusetts / Londres, The MIT Press, 1996. GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-Objeto. Rio de Janeiro: Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, 1959.
IVERSEN, Margaret. “Retrieving Warburg’s Tradition”. In PREZIOSI, Donald (editor). The Art of Art History: A Critical Anthology. New York, Oxford: Oxford University Press, 1998.
LINS, Daniel, COSTA, Sylvio de S. Gadelha e VERAS, Alexandre. Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
MATESCO, Viviane Furtado. “Hélio Oiticica: A questão da estrutura-cor”. In Gávea, nº 5, abril 1988. Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MICHAUD, Philippe-Alain. “Introduction”. In Aby Warburg et l’Image en Mouvement. Paris: Macula, 1998.
MORAIS, Frederico. “O corpo é o motor da obra”. In BASBAUM, Ricardo. Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
OITICICA, Hélio. Aspiro Ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
PEQUENO, Fernanda. “Um Evang’Hélio Pagão”. In Concinnitas nº 5, Revista do Instituto de Artes da UERJ, dezembro de 2003. RODRIGUES DA SILVA, Renato. “Os parangolés de Hélio Oiticica ou a arte da transgressão”. São Paulo: Revista USP, nº 57, março / maio 2003.
ZILIO, Carlos. “Da Antropofagia à Tropicália”. In O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982. WARBURG, Aby. “Images from the Region of the Pueblo Indians of North America”. In PREZIOSI, Donald (editor). The Art of Art History: A Critical Anthology. New York, Oxford: Oxford University Press, 1998.
WARBURG, Aby. “Notes inédites pour la conférence de Kreuzlingen sur ‘le rituel du serpente’”. In MICHAUD, Philippe-Alain. In Aby Warburg et l’Image en Mouvement. Paris: Macula, 1998.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Fernanda Pequeno da Silva