A igreja de Santa Cecília
PDF

Palavras-chave

Pintura sacra
Benedito Calixto
Igreja de Santa Cecília

Como Citar

ROMANO, Cristina de Toledo. A igreja de Santa Cecília: as pinturas de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva na confluência dos interesses da igreja católica e da elite cafeeira, em São Paulo, no início do século XX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 440–445, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3910. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3910. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O conjunto de obras de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva que integram o interior da Igreja de Santa Cecília, realizadas entre as duas primeiras décadas do século XX, compõe diferentes histórias e perfaz narrativas que se expõem de forma similar, encontrandose no cruzamento de expectativas e de interesses da camada privilegiada da sociedade paulista, na época responsável pela exploração cafeeira, e da Igreja Católica que, nesta ocasião, empreende uma reforma em seu interior, buscando legitimar-se no contexto republicano.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3910
PDF

Referências

Abud, Kátia Maria. “A idéia de São Paulo como formador do Brasil”. DE LUCA, Tânia Regina; FERREIRA, Antonio Celso; IOKOI, Zilda Grícoli (orgs.). Encontros com a história: percursos históricos e historiográficos de São Paulo. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

CALIXTO, Benedito. A Vila de Itanhaém, segunda povoação fundada por Martim Afonso de Souza: estudos históricos sobre sua fundação, seu desenvolvimento, sua decadência e estado atual. Santos: Diário de Santos, 1985, pp. 426-429.

WERNET, Augustin. A Igreja paulista no século XIX – A reforma de Dom Antonio Joaquim de Melo (1851-1861). São Paulo: Ática, 1987.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Cristina de Toledo Romano

Downloads

Não há dados estatísticos.