Metodologia de pesquisa na realização da biografia de artistas brasileiros oitocentistas
PDF

Palavras-chave

Biografia de artistas oitocentistas
Arte no Brasil no séc. XIX
Metodologia de pesquisa

Como Citar

DAZZI, Camila. Metodologia de pesquisa na realização da biografia de artistas brasileiros oitocentistas: críticas e propostas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 173–180, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3691. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3691. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo propor uma reflexão crítica a respeito das metodologias utilizadas na produção historiográfica da arte, contemplando uma questão que, apesar de sua grande importância, tem sido muito pouco pensada pelos estudiosos da arte brasileira: a ausência de métodos de pesquisa criteriosos na realização da biografia de artistas brasileiros atuantes no século XIX. Boa parte da fortuna crítica de caráter enciclopédico sobre os artistas oitocentistas foi escrita nas décadas de 1940/1970, constituindo, ainda hoje, uma das principais fontes para aqueles que procuram referências biográficas sobre estes artistas. No entanto, tais referências, tomadas muitas vezes como “verdades absolutas”, denotam uma total ausência de pesquisa a fontes documentais (obras pictóricas e escritos), sendo em sua grande parte errôneas, completamente infundadas, muitas delas verdadeiros “achismos”. Torna-se evidente, na nossa compreensão, ser necessário partir, - para termos uma biografia dos artistas oitocentistas que não esteja distorcida por enganos e achismos -, de uma abordagem metodológica que siga os seguintes passos: _ Levantamento da fortuna crítica sobre o artista, e análise crítica da mesma, levando em conta o período em que foram realizadas. _ Levantamento e análise minucioso das fontes primárias (cartas, documentos, e outros escritos) do artista e sobre o artista. _ Levantamento e análise das obras pictóricas realizadas pelo artista no período estudado. _ Levantamento e análise dos textos jornalísticos contemporâneos ao artista e posteriores ao seu falecimento. Por fim, acreditamos que a comparação entre estes levantamentos pode nos levar a descobertas interessantes, que desmistificam os artistas, revelando à luz de documentos e obras que muito do acreditamos terem eles sido e terem eles feito, na verdade não passam de simples construções históricas.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3691
PDF

Referências

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES. Catálogo da Exposição Geral de Bellas Artes. Rio de Janeiro, Typographia de J. Villeneuve, 1890. p. 4447,53-54.

BARATA. Mario. Henrique Bernardelli - Uma coleção de desenhos. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1976.

CAMPOFIORITO, Quirino. "Biografias". In: História da Pintura Brasileira no Século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.

DAZZI, Camila. A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 - apreciação da imprensa. In: Anais do I Encontro de História da Arte do IFCH Unicamp, Ed. do IFCH, 2006.

DAZZI, Camila. “As relações Brasil- Itália no segundo oitocentos: a recepção da crítica de arte carioca à obra dos pintores brasileiros na Itália (1880-1890)”. Trabalho apresentado no Seminário Crítica da Crítica. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da USP, Realização: Associação Brasileira de Críticos de Arte, agosto 2005. Texto disponível no site: http://geocities.yahoo.com.br/dezenovevinte/

LEITE et alii, José Roberto Teixeira. Arte no Brasil, 2 v, Abril Cultural, São Paulo, 1979.

LEITE, José Roberto Teixeira. “Belle Époque no Brasil”. In: Arte no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

PEREIRA, Sonia Gomes. “Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro: revisão historiográfica e estado da questão.”. In: Revista Arte & Ensaios. Rio de Janeiro: Programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes/UFRJ, n. 8, 2001.

PEREIRA, Sonia Gomes. A Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro: Ensino Artístico e Arte Brasileira nos Séculos XIX e XX. Texto não publicado.

REIS JUNIOR, José Maria dos. Belmiro de Almeida 1858-1935. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1984.

VALLE, Arthur Gomes. “O ensino de pintura na ENBA da 1ª República”. In: Catálogo do Museu Dom João VI. 2006

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Camila Dazzi

Downloads

Não há dados estatísticos.