Resumo
Avaliando a historiografia sobre as artes plásticas em Minas Gerais, percebemos que há períodos congestionados por grande quantidade de pesquisas, que a eles se dedicam, e graves lacunas sobre outras épocas, quase desconhecidas ou ainda incógnitas para a história da arte.
Referências
ALMEIDA. Marcelina das Graças. Belo Horizonte, arraial e metrópole: a memória das artes plásticas na capital mineira. In: RIBEIRO.
ARTE em Bello Horizonte. Folha de Minas. Belo Horizonte, 02 ago. 1936. p. 3.
Marilia Andrés e SILVA, Fernando Pedro. Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/ARTE, 1997. pp.70-113.
BUENO, Antônio Sérgio. O modernismo em Belo Horizonte: década de 20. Belo Horizonte: PROED Imprensa da UFMG, 1982.
DIAS, Fernando Correa. O Movimento Modernista em Minas: uma interpretação sociológica. Brasília: Ebrasa, 1971.
DO “SALON” ao Bar. Folha de Minas. Belo Horizonte, 11 set 1936, p. 3.
ENCERRADA a Exposição de Arte Moderna. Folha de Minas. Belo Horizonte, 25 set 1936, p. 4.
JARDIM, David. Arte Moderna. In: Catálogo da Exposição: O Modernismo em Minas: O Salão de 1936. 27 de ago.1987.
SALLES, Fritz Teixeira de. Exposição de Arte. In: Minas Gerais, Belo Horizonte, 29 de ago. 1987. Suplemento Literário p.5.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. O Ecletismo em Minas Gerais: Belo Horizonte 1894-1930. In.FABRIS, Annateresa. O Ecletismo na Arquitetura Brasileira. São Paulo: Nobel, 1987. pp. 104-145.
SANTOS, Cristina Ávila. Modernismo em Minas, Literatura e artes plásticas: um paradoxo e uma questão em aberto. Análise e Conjuntura. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1986, pp. 165-200.
SILVA, Fernando Pedro. Aspectos das artes em Belo Horizonte nos anos de 1920 e 1930. Revista do Departamento de História. n.8, p. 47-57, 1989.
VIEIRA, Ivone Luiza. Emergência do Modernismo. In. RIBEIRO, Marília Andrés; SILVA, Fernando Pedro. Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. pp.114-167.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Carolina Dellamore Batista Scarpelli, Fabrize Santos Pousa, Neuman Ribeiro de Sá