Resumo
O texto apresenta reflexões acerca do ensino de artes na atualidade, destacando conceitos e referências. Como proposta para um debate acerca de novos fundamentos para este ensino, a autora discute sobre uma prática atenta aos aspectos contemporâneos da arte e da cultura, onde a abertura, investigação, experimentação e pluralidade são conceitos-chave.
Referências
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GELDZAHLER, Henry. O público de arte e o crítico.
BATTCOCK, Gregory (org). A Nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ECO, Umberto. Obra aberta.São Paulo: Perspectiva, 2003.
GEERTZ, Clifford. A arte como sistema cultural. In O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1997.
LANIER, Vincent. Devolvendo a arte à arte-educação. In BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2002.
MAMMI, Lorenzo. Mortes recentes da arte. In Novos estudos n.60. São Paulo: CEBRAP, 2001.
ROSEMBERG, Harold. O novo como valor. In Objeto ansioso. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
TORNAGHI, Maria. Questões de arte e da aprendizagem da arte no núcleo de crianças e jovens da escola de artes visuais do Parque Lage. In: Atelier guia de Artes Plásticas ano II n°14. Rio de Janeiro: 1998.
WOOD, Paul, HARRISON, Charles. Modernidade e Modernismo reconsiderados. In Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac e Naify, 1998.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Marina Pereira de Menezes