Ensino de arte e educação profissional feminina
PDF

Palavras-chave

História do ensino de arte no Brasil
Educação feminina
Artes aplicadas
Ensino de arte

Como Citar

BARRETO, Carolina Marielli. Ensino de arte e educação profissional feminina: um estudo de caso sobre a escola profissional feminina de São Paulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 41–46, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3579. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3579. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto o estudo do desenvolvimento do ensino de arte voltado para as artes aplicadas a indústria como forma de profissionalização feminina dentro da Escola Profissional Feminina de São Paulo, fazendo-se necessário um estudo das relações que se estabeleceram entre questões relativas à educação de gênero, da arte aplicada à industria e os ofícios manuais, situando a experiência no cenário educacional brasileiro e conceituando o que significava a profissionalização feminina. O estudo toma como fundamentação as pesquisas sobre a história do ensino de arte tendo como fonte teórica as idéias difundidas por Ana Mae no que se refere a revisão da história como subsídio para uma compreensão mais completa das origens das práticas e dos preconceitos pedagógicos ainda existentes no campo do ensino de arte.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3579
PDF

Referências

BARBOSA, Ana Mae T. B. Arte-educação no Brasil das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae T. B. Recorte e Colagem. Influencias de J. Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.

BARBOSA, Rui. “O Desenho e a Arte Industrial”. Obras Completas de Rui Barbosa, V.9. Rio de Janeiro, 1948

BERNARDES, Maria T. Caiuby Crescenti. Mulheres educadas. Rio de Janeiro do século XIX, (1840 1890). São Paulo, 1983 (Dissertação de Doutorado – USP).

CUNHA, Luiz A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP, 2000a.

CUNHA, Luiz A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: UNESP, 2000b.

GONZAGA, Aprigio. "Finalidade do Ensino Profissional Feminino". Annuario do Ensino do Estado de São Paulo - 1920-1921.

LEITE, Míriam Moreira (org.). A condição da mulher no Rio de Janeiro no século XIX: Antologia de textos de viajantes estrangeiros. São Paulo: Hucitec, 984.

MANUEL, Ivan Aparecido, Igreja e educação feminina. (1859-1919): Uma face do conservadorismo. São Paulo: UNESP, 1996.

MORAES, Carmen S. V. e ALVES, Júlia F. (org). Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo. Uma História de Imagens. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

NADAI, Elza. “Educação de elite e a profissionalização da mulher brasileira na primeira República: discriminação ou emancipação?” in: Revista da Faculdade de Educação, São Paulo: USP, 1991.

NEEDEL, Jefrey D. Belle Époque Tropical. Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Trad. Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira Republica. 2ª. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Carolina Marielli Barreto

Downloads

Não há dados estatísticos.