Resumo
O presente trabalho tem a pretensão de estabelecer um diálogo dos elementos utilizados na obra do artista Nelson Leirner com os índices que valorizam a unidade do Brasil no nacionalismo, dando ênfase às reflexões sobre a origem de tais elementos e o desenvolvimento da nação brasileira, caminhando com a obra do artista ao contexto da contemporaneidade e meditando acerca do papel exercido por tais obras enquanto mantedoras ou questionadoras da identidade brasileira.
Referências
CHAUÍ, Marilena. Brasil – mito fundador e sociedade autoritária.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
CHIARELLI, Tadeu. Nelson Leirner: arte e não arte. São Paulo, Takano, 2002.
CUCHE, Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.
FARIAS, Agnaldo. Nelson Leirner na Luisa Strina. In Guia das Artes São Paulo. São Paulo, 1991.
FARIAS, Agnaldo. Nelson Leirner. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1994.
FARIAS, Agnaldo. Nelson Leirner. São Paulo: Centro Cultural Light., 1997.
FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
GONÇALVES, Lisbeth R. As identidades culturais e a comunicação. In: Revista Arte e Cultura da América Latina. Vol. XIII. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEDROSA, Adriano (org.) Nelson Leirner e Iran do Espírito Santo. 48. Biennale di Venezia – Padiglione Brasile. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1999.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Christiane Aparecida Tragante