Sobre o ensino da arte
PDF

Palavras-chave

Leitura
Olhar
Ver

Como Citar

SERRANO, Eliane Patricia Grandini; SALZEDAS, Nelyse Apparecida Melro. Sobre o ensino da arte: sugestão. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 493–496, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3917. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3917. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este texto considera a obra de arte como um texto, que para ser lido faz-se necessário percorrer o caminho: olhar, ver e compreender, sendo que cada etapa constitue momentos de aprendizagem e de prazer estético, um verdadeiro processo de letramento visual. Ensinar a ler a linguagem artística, a vê-la através do rítmo e do movimento como produção de sentido e de estesia. Eis a nossa proposta.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3917
PDF

Referências

BOSI, A., A Fenomenologia do olhar. In NOVAES, M. O olhar, SP:Schwarez, 1990.

FERRIER, Jean-Louis. Les Aventures du regard. Paris: Edition Jean Claude Lattés,1996.

GANDELMAN, C. Le regard dans le texte. Paris: Meridiens Klinckssieck,1986.

MANGUEL, A. A história da leitura. SP: Companhia da Letras, 1997

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Eliane Patricia Grandini Serrano, Nelyse Ap. Melro Salzedas

Downloads

Não há dados estatísticos.