Resumo
Evaristo Valle (1873-1951), pintor asturiano hoje pouco conhecido, teve um papel singular e de relevo no Modernismo espanhol. Sua obra reflete suas vivências na Paris da virada do século e também as efervescências sociais da região de Astúrias, berço dos conflitos que levaram à Guerra Civil Espanhola. Influenciado pelos grandes mestres espanhóis (Velazquez, El Greco e Goya), desenvolveu um trabalho cromático original, em que as cores adquirem valor simbólico, sugerindo interpretações líricas das composições. Transpôs para a pintura a óleo as técnicas da aquarela (como as “aguadas”), explorando com leveza os contrastes de matizes e tonais, as densidades de cor e as transparências. Seu tema principal são as figuras do povo de sua região. Mais que pessoas, EV retrata uma sociedade, recriando-a e ampliando sua potência poética.
Referências
ASURI (ed.) (1979). Historia de la pintura. Bilbao: Desclee de Brouwer, Tomos I ao V, ref. I e IV.
BOCKEMÜHL, Michael (1993). J.M.W. Turner: 1775-1851: o mundo da luz e da cor. Berlim:Taschen.
CARANTOÑA, Francisco (1986). Evaristo Valle. Gijón, Fundación Museo E. Valle.
FUNDACIÓN MUSEO EVARISTO VALLE (1985). Evaristo Valle, Dibujos. Madrid: Fundación Museo Evaristo Valle, Museo Del Prado, Museo de Bellas Artes de Asturias.
FERRARI, Enrique Lafuente (1963). La vida y el arte de E. Valle. Diputación Provincial de Asturias.
HAUSER, Arnold (1995). História social da Arte e da literatura. São Paulo: Perspectiva.
PIÑOLE, N.; VALLE, E. (1998). La mar en un espejo (catálogo da exposição). Gijón: Fundación Museo Evaristo Valle.
__________(2000). Recuerdos da la vida de un pintor. Madrid: Trama Editorial.
WOLHEIM, R. (2000). A pintura como Arte. São Paulo: Cosac Naify.
ZAPICO, F. (1998). E. Valle en la coleción Pedro Masaveu (catálogo da exposicão). Gijón: Fundación Museo Evaristo Valle.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Maximiliano Gutiez