A necessidade do retorno à obra no caso brasileiro
PDF

Palavras-chave

História da arte brasileira
Metodologia em história da arte
Retorno á obra

Como Citar

CARDOSO, Renata Gomes. A necessidade do retorno à obra no caso brasileiro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 103–106, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3665. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3665. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

As questões aqui levantadas tiveram origem na reflexão sobre metodologias em história da arte e no desafio de se estabelecer e relacionar esse conjunto na abordagem de pinturas da artista Anita Malfatti, que possui uma posição muito peculiar no interior da arte
moderna brasileira.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3665
PDF

Referências

COLI, Jorge. “Questões sobre a arte brasileira do séc. XIX”. In, XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, Anais. CBHA, 2002.

COLI, Jorge. “Pedro Américo, Vitor Meireles, entre o passado e o presente”. In, Revisão Historiográfica: o estado da questão. Atas do I EHA-IFCH/UNICAMP. Campinas, IFCH, 2005, p. 106115.

FRONER, Yacy-Ara. “Historiografia da arte no Brasil: Por um regime de oposições”. In. Revisão historiográfica – o estado da questão. Campinas: IFCH, 2005, p. 236.

LOPES, Almerinda da Silva. “Identidade ou identidades artísticas brasileiras?”. In. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. CBHA, 2002.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil – ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Ática, 2001, p. 9-38.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Renata Gomes Cardoso

Downloads

Não há dados estatísticos.