Resumo
As questões aqui levantadas tiveram origem na reflexão sobre metodologias em história da arte e no desafio de se estabelecer e relacionar esse conjunto na abordagem de pinturas da artista Anita Malfatti, que possui uma posição muito peculiar no interior da arte
moderna brasileira.
Referências
COLI, Jorge. “Questões sobre a arte brasileira do séc. XIX”. In, XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, Anais. CBHA, 2002.
COLI, Jorge. “Pedro Américo, Vitor Meireles, entre o passado e o presente”. In, Revisão Historiográfica: o estado da questão. Atas do I EHA-IFCH/UNICAMP. Campinas, IFCH, 2005, p. 106115.
FRONER, Yacy-Ara. “Historiografia da arte no Brasil: Por um regime de oposições”. In. Revisão historiográfica – o estado da questão. Campinas: IFCH, 2005, p. 236.
LOPES, Almerinda da Silva. “Identidade ou identidades artísticas brasileiras?”. In. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. CBHA, 2002.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil – ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Ática, 2001, p. 9-38.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Renata Gomes Cardoso