Resumo
Nas últimas décadas a obra de Aby Warburg tem sido posta no centro de uma revisão das formas tradicionais da história da arte. Esta centralidade do autor para nossa disciplina deve-se, como afirma Michael Diers, muito mais às “suas demandas específicas e
ao seu programa de trabalho, do que aos resultados reais de suas pesquisas.
Referências
Aby Warburg, “Sandro Botticelli’s Birth of Venus and Spring. An Examination of Concepts of Antiquity in the Italian Early Renaissance”, in: The Renewal of Pagan Antiquity, Los Angeles: Getty Research Institue, 1999, p. 89-156.
Aby Warburg, Schlangenritual. Ein Reisebericht, Berlin: Verlag Klaus Wagenbach, 1995.
Ernst Gombrich, Aby Warburg. An Intellectual Biography, Chicago: Chicago University Press, 1986, p. 47.
Georges Didi-Huberman, L’Image Survivante. Histoire de L’Art et Teps de Fantômes selon Aby Warburg, Paris: Les ‘Editions de Minuit, 2002.
Matin Roman Doppner, Bilder als Kommentare R.B. Kitaj und Aby Warburg”, in: Horst Bredekamp, Michael Diers e Charlotte Schoell-Glass (org.), Aby Warburg. Akten des internationalen Symposions Hamburg 1990, Hamburg: Acta humaniora, 1990, p.235-260.
Michael Dirs; Thomas Girst; Dorothea von Moltke, “Warburg and the Warbugian Tradition of Cultural History”, in: New German Critique, n. 65 (Spring-Summer, 1995), p. 59-73.
Siegrid Weigel, “A Arte da Memória – Memória da Arte. Entre o arquivo e o Atlas de imagens, entre a alfabetização e o vestígio”, in: Márcio Seligmann-Silva (org.), Memória da Arte - Arte da Memória, São Paulo: Ateliê, no prelo
Wolfgang Kemp, “Benjamin und Aby Warburg”, in: Kritische Berichte, Jg. 3, 1975, Heft 1, p.5 ss.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Claudia Valladão de Mattos