Francisco de Hollanda e a “teoria artística” michelangiana
PDF

Palavras-chave

Michelangelo
Biografia buonarrotiana
Teoria artística michelangeana
Francisco de Hollanda

Como Citar

BERBARA, Maria. Francisco de Hollanda e a “teoria artística” michelangiana. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 55–70, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3581. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3581. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Além do epistolário e dos fundamentais livros de Vasari e Condivi, há uma série de fontes escritas às quais costuma recorrer a historiografia da arte tanto para precisar dados relativos à biografia buonarrotiana quanto para se aproximar da estética do mestre e desvelar aspectos de sua personalidade que de alguma maneira possam iluminar suas obras; lembre-se por exemplo os textos de Giovio, Cellini, Doni ou Armenini.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3581
PDF

Referências

Corpus dei Disegni di Michelangelo, vol II; Novara: Istituto Geográfico de Agostini, 1976, n.334 recto, pp. 103-104.

Dialogi de’giorni che Dante consumò nel cercare l’Inferno e l’Purgatorio; Florença: Sansoni, 1939, p.30.

E. Tormo (ed.), Desenhos das Antigualhas que viu Francisco d’Ollanda; Madrid, 1940, e J. Segurado, Francisco d’Ollanda; Lisboa: Edições Excelsior, 1971, p.16.

“Francisco de Hollanda und Donato Gianottis Dialogue und Michelangelo”; Repertorium für Kunstwissenschaft, 1905, v. XXVIII, pp. 295-320.

“Francisco de Hollanda, Vier Gespräche über die Malerei”, in Wiener Quellenschriften für Kunstgeschichte: Viena, 1899.

Gilbert, recensão de Michelangelo’s Theory of Art; The Art Bulletin, XLIV/3, 1962, pp. 347-355.

Guasti, Le Rime di Michelangelo Buonarroti, pittore, scultore et architetto; Florença: Le Monier, 1863, p.173.

“Idea”, ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der alten Kunsttheorie; in “Studien der Bibliothek Warburg”, V, Leipzig-Berlim,1924.

Il Carteggio di Michelangelo Buonarroti, ed. de P. Barocchi e R. Ristori, a partir da edição póstuma de G. Poggi; Florença, Sansoni (vols. I-III) e SPES (vols. IV-V), 1965-1983, IV p.166.

Il Cortegiano, I, XLIX, in Opere di Baldassare Castiglione, Giovanni della Casa, Benvenutto Cellini, ed. por C. Cordiè; Milão/Nápoles, 1960, p. 82.

“Idea et le Temple de la Peinture I.Michelangelo Buonarroti et Francisco de Hollanda”; Revue de l’Art, 92, 1991, pp. 20-41.

“I Dialoghi romani di Francisco de Hollanda”; L’Arte, XXXI, 1928, pp. 117-128.

Joaquim de Vasconcellos, Da Pintura Antigua; Porto: Renascença Portuguesa, 1918, pp. 298-299.

José da Felicidade Alves, Diálogos em Roma; Lisboa: Horizonte, 1984, pp. 10-12.

M. Mendes, Diálogos de Roma de Francisco de Holanda; Lisboa: Sá da Costa, 1955, p.8-9.

“Le criado portugais de Michel-Ange: le maître de la Madone de Manchester, soit Pedro Nunyes”, in Atas do Simpósio “Vasco Fernandes, Pintor Renascentista de Viseu”, Museu de Grão Vasco, Viseu, Novembro de 1991

“Opus Micaelis Angeli: le dessin de Michel-Ange de la collection de Francisco de Hollanda”; Prospettiva, 53-56, 1988-1989, pp. 388-398.

Michelangelo, kritische Untersuchungen; Berlim, 1913, III, n.8, p.7 e seg.

S. Deswarte, Idéias e Imagens em Portugal na Época dos Descobrimentos. Francisco de Hollanda e a Teoria da Arte. Lisboa: Difel, 1992, parte III/2 e III/3.

“The Authenticity of De Hollanda’s Diálogos em Roma”; Publications of the Modern Language Association in America (PMLA), LXI, 1946, pp. 1018-1028.

Michelangelo, Rime, ed. G. Testori e E. Barelli; Milão: Rizzoli, 1987 (primeira edição: 1975), p. 46.

“Two notes on Francisco de Hollanda”; Londres, Warburg Institute Surveys, VII, 1981, p. 20.

Vita di Michelangelo de Vasari; Milão: Ricciardi, 1962, I, p. 243.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Maria Berbara

Downloads

Não há dados estatísticos.