Arte tecnológica
PDF

Palavras-chave

Arte
Ciência
Tecnologia
História

Como Citar

GOMES, Rose Mary Louzada. Arte tecnológica: um percurso brasileiro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 274–280, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3794. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3794. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Neste trabalho apresento a trajetória percorrida pela arte durante o século XX, para se chegar à era da arte tecnológica. Nele foi feita uma síntese dos movimentos artísticos dos anos 40, 50 e 60, enfatizando a arte cinética, primórdios da vertente arte/ciência/tecnologia no Brasil. Foi justamente nestes momentos que as artes visuais, tomaram direções radicais, quanto aos suportes, maneira de expressar e de representar os objetos artísticos. Procuro demonstras estas transformações e o processo de hibridizações desse novo fazer artístico que acarretou também, novas posturas dos artistas, como poderá ser observado nas análises das obras dos artistas Abraham Palatnik e Waldemar Cordeiro, pioneiros na arte tecnológica no Brasil. Estes momentos foram de transgressões, rupturas, desconstruções e construções para as artes deste início de milênio. Para alguns artistas, foram momentos de transição instrumental e para outros, de elaboração do novo fazer artístico a partir do computador e da informática dentro do universo artístico.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3794
PDF

Referências

AMARAL, Aracy (org.). Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. São Paulo: Cia. Melhoramentos e DBA Artes Gráfica, 1998.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhias das Letras; 1992.

BELLUZZO, Ana Maria (curadoria). Catálogo da Exposição Waldemar Cordeiro: Uma aventura da Razão. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1986.

CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes; 1996.

COSTA, Helouise. Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

DUARTE, Fábio. Do Átomo ao Bit: cultura em transformação. São Paulo: Annablume; 2003.

GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes; 1986.

GULLAR, Etapas da Arte Contemporânea: Do Cubismo ao Neoconcretismo. São Paulo: Nobel; 1985.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. São Paulo: Civilização Brasileira, 1981.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhias das Letras; 1995.

JANSON, Horst Woldemar. História da Arte. Lisboa: 4ª ed. Fundação Calouse Gulbenkian; 1989.

MORAIS, Frederico. Do Conceitual à Arte Contemporânea: marcos históricos. Cadernos história da pintura no Brasil vol. 6: São Paulo: Instituto Cultural Itaú; 1993)

MORAIS, Frederico. Entrevista “Abraham Palatnik: artista do movimento. O Globo: Rio de Janeiro; 20/AGO/81, Segundo Caderno, p.02.

PARENTE, André (org.). Imagem - Máquina: A Era das Tecnologias Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34; 1996.

PLAZA, Julio e TAVARES, Mônica. Processos Criativos com os Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo: HUCITEC; 1998.

RICKEY, George. Construtivismo: origens e evolução. São Paulo: Cosac & Naify; 2000.

SCHWARTZ, Anita (coord.). Cadernos de Notas: Abraham Palatnik, por ele mesmo e pelos outros. Rio de Janeiro: Galeria Anita Schwartz; 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Rose Mary Louzada Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.