Resumo
Este trabalho busca compartilhar reflexões e metodologias advindas da docência da disciplina História da Arte junto a alunos de cursos nas áreas de Arte e Desenho Industrial em uma faculdade particular da cidade de São Paulo, nos anos de 2002 a 2005. A grande maioria dos alunos demonstrou inicialmente pouca familiaridade com a História da Arte e a principal expectativa em relação ao curso era a de aquisição de meios para reconhecer estilos e obras. Esse fato suscitou questionamentos: Como levar os alunos a perceberem que a apreciação vai muito além do mero reconhecimento? Como favorecer as relações entre as suas próprias vivências e os saberes da História da Arte, sem cair em uma visão reducionista? As reflexões acerca da mediação da arte (Martins, 2001) levaram a docente à busca de metodologias que visassem a experiência estética (Dewey, 1980) e conseqüentemente, a interação dos alunos com conteúdos desconhecidos pela grande maioria, rumo à construção de um saber sensível e significativo (Maffesoli, 1998 e Duarte, 2001). Com base na Fenomenologia, antes de trabalhar com conceitos dos teóricos da História da Arte, realizaram-se experiências de leitura de obra (metodologia de Ott), onde foi valorizada a percepção primeira dos alunos sobre as imagens. O desenvolvimento do trabalho indica que essas teorias do Ensino de Arte se mostraram como possibilidades enriquecedoras para a docência de História da Arte, e merecem investigação aprofundada acerca de suas possibilidades.
Referências
COLI, Jorge.O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2000.(15.ed.)
DEMARCHI, Rita de Cássia. Encontros Sensíveis: experiências de mediação da obra pública Estação Sumaré no metrô de São Paulo. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes/UNESP.
DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores)
DUARTE, João Francisco Jr. O sentido dos sentidos : a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste. Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Reginaldo di Piero. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971 OTT, Robert Wilson. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte educação: leitura do subsolo. São Paulo, Cortez, 1997.
RIZZI, Christina. Contemporaneidade (mas não onipotência) do Sistema de Leitura de Obra de Arte - Image Watching. In: Boletim Arte na escola. São Paulo: Fundação Iochpe, nº 22, março 2000.
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