Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior
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Palavras-chave

História da Arte
Nível superior de ensino
Ensino de arte

Como Citar

DEMARCHI, Rita de Cássia. Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior: reflexões sobre experiências. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 248–252, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3702. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3702. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho busca compartilhar reflexões e metodologias advindas da docência da disciplina História da Arte junto a alunos de cursos nas áreas de Arte e Desenho Industrial em uma faculdade particular da cidade de São Paulo, nos anos de 2002 a 2005. A grande maioria dos alunos demonstrou inicialmente pouca familiaridade com a História da Arte e a principal expectativa em relação ao curso era a de aquisição de meios para reconhecer estilos e obras. Esse fato suscitou questionamentos: Como levar os alunos a perceberem que a apreciação vai muito além do mero reconhecimento? Como favorecer as relações entre as suas próprias vivências e os saberes da História da Arte, sem cair em uma visão reducionista? As reflexões acerca da mediação da arte (Martins, 2001) levaram a docente à busca de metodologias que visassem a experiência estética (Dewey, 1980) e conseqüentemente, a interação dos alunos com conteúdos desconhecidos pela grande maioria, rumo à construção de um saber sensível e significativo (Maffesoli, 1998 e Duarte, 2001). Com base na Fenomenologia, antes de trabalhar com conceitos dos teóricos da História da Arte, realizaram-se experiências de leitura de obra (metodologia de Ott), onde foi valorizada a percepção primeira dos alunos sobre as imagens. O desenvolvimento do trabalho indica que essas teorias do Ensino de Arte se mostraram como possibilidades enriquecedoras para a docência de História da Arte, e merecem investigação aprofundada acerca de suas possibilidades.

https://doi.org/10.20396/eha.2.2006.3702
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Referências

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Copyright (c) 2006 Rita de Cássia Demarchi

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