n. 3 (2007): História da Arte e instituições culturais: Perspectivas em Debate
História da Arte e instituições culturais: Perspectivas em Debate

Organizadores: Eliana Ribeiro Ambrosio, Angela Nucci, Karin Philippov, Alexandre Ragazzi, Mariana Karina Ribeiro, Maria Antonia Couto da Silva, Maria do Carmo Couto da Silva, Rosangela de Jesus Silva.

Eliana Ribeiro Ambrosio, Angela Nucci, Karin Philippov, Alexandre Ragazzi, Mariana Karina Ribeiro, Maria Antonia Couto da Silva, Maria do Carmo Couto da Silva, Rosangela de Jesus Silva
1-5
História da Arte e instituições culturais: perspectivas em debate
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.4398
PDF

Comunicações

Nelson Aguilar
3-16
Encontros e desencontros
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3644
PDF
Inês Albuquerque, Paulo Cezar Barbosa Mello
17-28
A rede de internet e as comunidades artísticas: um novo ponto de encontro virtual
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3645
PDF
Cláudio José Alves
29-37
A seca no Ceará nas pinturas de José dos Reis Carvalho: pintor da comissão científica de exploração (1859-1861)
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3646
PDF
Moema de Bacelar Alves
38-45
A escola jesuítica e a produção sacra no Grão-Pará e Maranhão
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3647
PDF
Eliana Ambrosio
46-54
Do Museu fechado ao museu aberto
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3650
PDF
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
55-65
Contribuição ao estudo de uma arte ambiental na década de 1960
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3652
PDF
Rodrigo Vivas Andrade
66-75
Análise da produção do pintor Aníbal Matos em Belo Horizonte: 1917-1944
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3653
PDF
Evelyne Azevedo
76-82
O Egito mítico de Athanasius Kircher: o obeliscus Pamphilius e a fonte dos Quatro rios na praça Navona
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3654
PDF
Carla Benassi
83-91
Parangolés e bólides caixas: o debate entre a institucionalização da arte, o projeto estetizante no modernismo nacional e o momento sóciopolíticocultural brasileiro sintetizados na obra de Hélio Oiticica
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3655
PDF
Vanessa Bortulucce
92-96
Algumas considerações sobre a estética do cartaz de guerra na Europa: 1914-1918
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3658
PDF
Angela Brandão
97-109
História da Arte para crianças: um comentário bibliográfico
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3659
PDF
Manan Terra Cabo
110-116
Klimt e a alteridade do feminino
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3662
PDF
Maria Cristina Cabral
117-121
Banco de dados do acervo MAC-USP: salvaguarda, gerenciamento e apoio à pesquisa
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3664
PDF
Nora Cappello
122-132
Palladio e Roma
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.4199
PDF
Aline Vieira de Carvalho, Pedro Paulo Abreu Funari
133-140
“Arqueologia e patrimônio no século XXI”: as perspectivas abertas pela arqueologia pública
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3667
PDF
Rosane Andrade de Carvalho
141-149
Paulo Fogaça: aspectos de uma poética
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3669
PDF
Rosângela Miranda Cherem
150-158
O Trompe l’oeil, questões para pensar o anacronismo na contemporaneidade
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3670
PDF
Edilson da Silveira Coelho
159-168
A multiforme obra artística e intelectual de Theodoro Braga
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3673
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
169-176
Chassériau: entre tensões, sua arte singular
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3674
PDF
Luizan Pinheiro da Costa
177-183
Grafite e pixação: institucionalização e transgressão na cena contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3676
PDF
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa
184-193
Auto-retrato roubado: Rochelli Costi
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3677
PDF
Camila Dazzi
194-205
"A reforma de 1890": continuidades e mudanças na Escola Nacional de Belas Artes (1890-1900)
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3679
PDF
Diana de Abreu Dobranszky
206-214
Beaumont Newhall e o Museum of Modern Art de Nova York
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3682
PDF
Renato Palumbo Dória, Maria Madalena Gomes da Silva
215-220
A História na Arte: um exame crítico da sobrevivência do gênero histórico na arte moderna e contemporânea brasileira
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3684
PDF
Halima Alves de Lima Elusta
221-230
Um patrimônio a ser desvendado: o cemitério da Saudade de Campinas (SP)
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3685
PDF
Raphael do Sacramento Fonseca
231-240
Do tirar Polo natural: considerações sobre a teoria do retrato em Francisco de Holanda
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3686
PDF
Cristina Pierre de França
241-249
A pintura de Estevão Silva e sua relação com a brasilidade
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3707
PDF
Nivaldo Alexandre de Freitas
250-255
Apontamentos sobre o problema da recepção estética nos museus de arte a partir de Theodor Adorno
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3708
PDF
Annie Simões Rozestraten Furlan
256-264
Pintura e pensamento matemático na obra de Piero Della Francesca
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3709
PDF
Waldemar Gomes
265-274
Influência do livro Il beneficio di Cristo na iconografia do sepulcro de Júlio II, de Michelangelo
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3710
PDF
Tatiana Fecchio da Cunha Gonçalves
275-289
Elementos iconográficos do “louco” nas cartas de tarô: de Gringonneur ao tarô de Marselha
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3711
PDF
Patrícia Danza Greco
290-298
O suprematismo no contexto da revolução cultural bolchevique
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3712
PDF
Maria Sílvia Barros de Held
299-305
Movimentos artísticos contemporâneos: estudos e análises
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3713
PDF
Maria Helena da Fonseca Hermes
306-316
O antigo Hotel Balneário Sete de Setembro: arquitetura eclética de tendência clássica
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3714
PDF
Sandra Daige Antunes Corrêa Hitner
317-323
Algumas curiosidades nos acervos brasileiros de gravuras: exemplares originais e cópias
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3987
PDF
Kátia Maria Roberto de Oliveira Kodama
324-331
As pinturas do “Museu de Arte Primitiva de Assis - José Nazzareno Mimesi”: mosaico iconográfico da arte subalterna brasileira
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3715
PDF
Joubert J. Lancha
332-340
A determinação tridimensional da forma nas vilas de A. Palladio
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3716
PDF
Daniela Viana Leal
341-346
Os tratados de arquitetura do século XVIII: desenvolvimento e difusão de conhecimento da arte da cantaria
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3717
PDF
Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima
347-355
Fluxus sob museu: ainda há arte e vida nesta história?
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3718
PDF
Ana Beatriz de Araujo Linardi
356-365
Dom Quixote, Doré e Dalí: as relações entre literatura e pintura
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3719
PDF
Vladimir Machado
366-374
A fotografia na pintura espetacular de Pedro Américo
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3720
PDF
Diogo Corrêa Maia
375-382
A importância dos colecionadores de arte para a museologia: um estudo de caso: Eva Klabin Rapaport
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3721
PDF
Marcelo Mari
390-399
Os murais de Portinari em Washington
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3723
PDF
Fernanda Marinho
400-408
Mabuse e Michele Tosini: diferentes estéticas religiosas
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3724
PDF
Claudia Valladão de Mattos
409-417
Artistas viajantes nas fronteiras da História da Arte
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3725
PDF
Magno Mello
418-430
Retórica e persuasão na arte barroca: o teto da igreja do seminário jesuítico em Santarém
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3727
PDF
Jair Diniz Miguel
431-440
“Estilo e época”: por uma teoria arquitetônica do construtivismo soviético
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3730
PDF
Alexander Gaiotto Miyoshi
441-458
Expografias italianas do pós-guerra, o MASP na rua 7 de abril e na Avenida Paulista
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3731
PDF
Ulisses Quadros de Moraes
459-468
A modernidade em construção políticas públicas para música e produção musical em Curitiba: 1971 a 1983
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3732
PDF
Ana Paula Nascimento
469-478
Uma possibilidade de pesquisa em História da Arte em um museu: a experiência da exposição “Almeida Júnior: um criador de imaginários” na Pinacoteca do Estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3733
PDF
Jáder Barroso Neto, Breno Marques Ribeiro de Faria, Flávia Klausing Gervásio, Sabrina Mara Sant’Anna
479-485
Pinturas de Gonçalo Francisco Xavier: análise estilística e iconográfica
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3734
PDF
Angela Nucci
486-495
Os novos sistemas de ensino da arte: K. Maliévitch e a revolução artístico-pedagógica na Rússia
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3735
PDF
Viviane Bosso Pancheri , Maria José de Azevedo Marcondes
496-502
Preservação do patrimônio artístico: mapeamento dos bens móveis tombados pertencentes ao período do barroco brasileiro
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3722
PDF
Sandra C. A. Pelegrini
503-513
Os bens intangíveis e as políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil: histórias, narrativas e memórias
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3737
PDF
Karin Philippov
514-521
A saudade de José Ferraz de Almeida Júnior: uma análise dos aspectos iconográficos
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3738
PDF
Valéria Piccoli
522-531
As possibilidades da História da arte num acervo privado: a experiência da coleção Brasiliana/Fundação Estudar
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3739
PDF
Fernanda Pitta
532-538
O mundo ordenado de Eleonore Koch: questões da “visualidade pura” na pintura figurativa da artista, a partir de suas obras na coleção Theon Spanudis (MAC-USP)
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3740
PDF
Alexandre Ragazzi
539-549
Os modelos plásticos auxiliares e a realização de escorços: disputas entre conhecimento científico e conhecimento empírico
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3742
PDF
Denise Velloso Fernandes Ribeiro
550-558
Impacto da política cultural pública de Porto Alegre sobre as artes visuais
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3743
PDF
Mariana Karina Ribeiro
559-569
Giorgio de Chirico e o enigma de um dia entre texto e imagem
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3745
PDF
Artur Rozestraten
570-576
Comentários sobre a representação da arquitetura em imagens e objetos, o costume da oferenda arquitetônica e a iconografia do portador do modelo
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3746
PDF
Vivian Palma Braga dos Santos
577-583
A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como patrimônio cultural histórico e artístico
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3747
PDF
Eliane Patrícia G. Serrano, Guiomar J. Biondo, Nelyse Ap. Melro Salzedas
584-589
O discurso da liberdade: o dito e o visto
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3748
PDF
José Otávio Motta Pompeu e Silva
590-600
A cientista e o artista: Nise da Silveira e Almir Mavignier encontram as imagens do inconsciente
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3749
PDF
Rosangela de Jesus Silva
601-609
Crítica de arte na imprensa carioca do século XIX: revista musical e de Bellas artes
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3750
PDF
Marilia Vieira Soares, Maria Alice Ximenes
610-615
A influência do figurino na dança: roupa, movimento, espaço e corporeidade
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3751
PDF
Rosane Bezerra Soares
616-621
A universidade no contexto do patrimônio artístico-cultural: a exposição “Vias divinas”
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3752
PDF
Gabriel Girnos Elias de Souza
622-632
Experimentalismo e estratégia: o projeto arte / cidade e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3753
PDF
Ana Tagliari , Haroldo Gallo
633-643
O movimento inglês Arts and Crafts e a arquitetura norte-americana
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3754
PDF
Bianca Andrade Tinoco
644-654
A crítica de arte nos jornais de 1955 a 2005: o caso carioca
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3755
PDF
Matheus Trevizam
655-663
Fazer artístico e “crítica” da arte num episódio mítico (x 243-297) das metamorfoses ovidianas
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3756
PDF
Luana Saturnino Tvardovskas
664-677
Corpo e erotismo na produção visual de Márcia X
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3757
PDF
Arthur Valle
678-691
Desenhar uma academia: modernismo e autonomia formal nos bastidores da Escola Nacional de Belas Artes durante a 1a República
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3758
PDF
Rejane Maria Bernal Ventura
692-697
Considerações sobre a noção de imitação em Paolo Pino e Lodovico Dolce
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3759
PDF
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
698-705
Os salões de arte contemporânea de Campinas
https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3760
PDF