Resumo
Proponho apresentar neste Encontro um exercício de análise combinada entre a tela O Enigma de um dia do pintor Giorgio de Chirico (Volos, Grécia, 1888 - Roma, Itália,1978), obra pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e três de seus escritos.
Referências
BALDACCI, Paolo. The Function of Nietzsche’s thought in de Chirico’s art, in: Nietzsche and an architecture of our minds. Editado por Alexandre Kotska e Irving Wohlfarth. Los Angeles: Getty Research Institute for the History of Art and the Humanities, 1999.
BALDACCI, Paolo. De Chirico: The Metaphysical Period. Boston: Bulfinch Press, 1997.
BALDACCI, Paolo e ROOS, Gerd (orgs.). De Chirico. Catálogo de exposição. Veneza: Marsilio, 2007.
BARBOSA, Paulo Roberto Amaral. Giorgio de Chirico no acervo MAC USP. São Paulo: Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo, 2006.
FAGIOLO dell’Arco. Il Meccanismo Del Pensiero. Crítica, polemica, autobiografia 1911-1943. Torino: Giulio Einaudi editore, 1985.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.
RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao Surrealismo. São Paulo: EDUSP, 1997.
TAYLOR, Michael R. Giorgio the Chirico and the myth of Ariadne. Catálogo da exposição. Londres: Merrel e Philadelphia Museum of Art, 2002.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Mariana Karina Ribeiro