Resumo
Considerada pela estética modernista por todo século XX , como uma pintura “pompier” e de mau gosto acadêmico, a tela da Batalha do Avaí de Pedro Américo(1843-1905) , ficou no ostracismo , afastada de qualquer olhar crítico mais aprofundado sobre aquela imensa e grandiosa representação .
Referências
BAJAC,Q.- L´image révélée –L´invention de la photographie – ed. Decouvertes Gallimard /Réunion des
Musées Nationaux,Paris,França, 2001,159pp.:il.
FRIZOT,M. –Étienne-Jules Marey - Ed. Centre National de Photographie, Paris, França,1987, 140pp.:il
MACHADO,Vladimir: Fotografias e projeções Luminosas: os métodos fotográficos dos panoramas na pintura da batalha do Avaí de Pedro Américo: “o espetáculo das Artes”. Edição do autor,RJ,2005, 83pp:il.
MACHADO,Vladimir: A fotografia na Batalha do Avaí de Pedro Américo , Revista Nossa História, n.33, 2006,RJ.
MACHADO,Vladimir: A fotografia na pintura da Batalha do Avahí (Paraguay) de Pedro Américo in, “LATITUDES
Cahiers Lusophones,n.23, Brésil/Brasil -abril de 2005,104p. pp.35-40.:il. Numero dedicado ao Brasil, durante o Ano Brasil na França.
OLIVEIRA, Vladimir Machado de: “ Do Esboço pictórico às rotundas dos Dioramas: A fotografia na pintura de Batalhas de Pedro Américo ( 1843-1905) – Tese de Doutorado- Orientador: Prof.Dr.Elias Thomé Saliba.
FFLCH-Universidade de São Paulo-Brasil-2002.283pp.:il.(arquivo digital e impresso).Depositado na Biblioteca Nacional,reg.n.333.486 livro:612,folha:146
ROUILLÉ, André-La photographie em France: Textes et controverses –1816-1860, ed. Macula, Paris, França, 1989.
HENDRICK,G. Eadweard Muybridge – the father of the Motion Picture, Dover Publications,Inc. 2001,271p.:iI.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Vladimir Machado