A pintura de Estevão Silva e sua relação com a brasilidade
PDF

Palavras-chave

Estevão Silva
Academia Imperial de Belas Artes
Brasilidade

Como Citar

FRANÇA , Cristina Pierre de. A pintura de Estevão Silva e sua relação com a brasilidade. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 241–249, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3707. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3707. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

O pintor Estevão Roberto da Silva, foi um artista ligado à Academia Imperial de Belas Artes, como de resto a maioria dos pintores do período. Filho de pais africanos, consta que nasceu em Niterói em 26 de dezembro de 1845, tendo falecido, dormindo, em 9 de novembro 1891, de causas desconhecidas ou pelo menos nebulosas.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3707
PDF

Referências

Acquarone, Francisco e Vieira, A. de Queiroz. Primores da Pintura no Brasil - 2º volume, Rio de Janeiro, s.e, 1942. sem paginação.

Carneiro, Manoel. Diário Ilustrado. Bellas-Artes, Nº 97, 21-7-1887. p. 1.

Carneiro, Manoel.Diário Ilustrado. Bellas-Artes. Rio de Janeiro. 21-07-1887. p. 1.

Carneiro, Manoel. in Diário Ilustrado. Rio de Janeiro, 13/5/1887. p. 2.

Elói, o herói. Novidades/ Folha da Tarde, De Palanque. Rio de Janeiro.16-7-1887. p. 1.

Leal, Regina Monteiro. Catálogo “Panorama Um Século de Pintura (1850-1950)”, Rio de Janeiro, MNBA. p. 36.

Leite, José Roberto Teixeira. Pintores negros dos oitocentos. São Paulo, MWM. Motores Diesel Ltda. Indústrias de Freios Knoor, 1988. p. 116.

M.C. Diário Ilustrado Nº 97 Bellas-Artes, Rio de Janeiro, 21-7-1887. p. 1.

Meyer Shapiro . As maçãs de Cézanne in Arte Moderna; Séculos XX e XX. São Paulo. EDUSP, 1996.

Palheta, Alfredo (pseudônimo de Gonzaga Duque). A Semana. Bellas-Artes. Nº126 Rio de Janeiro, 28-05-1887.

Palheta, Alfredo. A Semana. Belas-Artes. Rio de Janeiro, nº 126. 28-05-1887. p. 4.Shapiro, Meyer. “As maçãs de Cézanne” in A Arte Moderna – séculos XIX e XX. S. Paulo. EDUSP, 1996. p. 39.

Transcrição de Gonzaga-Duque in Contemporâneos citado in Mostra do Redescobrimento: negro de corpo e alma. Org. Nélson Aguilar. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos ;artes Visauis, 2000. p. 324.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Cristina Pierre de França

Downloads

Não há dados estatísticos.