Resumo
A proposta desta comunicação é realizar uma reflexão acerca dos elementos que constituem a estética do cartaz de guerra, considerando-se aqueles produzidos em virtude da eclosão da primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelas nações européias envolvidas no conflito. Esta estética apresenta aspectos específicos devido a natureza de seu suporte: o cartaz, um dos
instrumentos visuais mais fortes que se desenvolvem no seio da sociedade industrial a partir do século XIX, destaca-se dentro da chamada comunicação de massa, por ser um elemento vital de propaganda, ligado intimamente à dinâmica dos grandes centros urbanos.
Referências
BARNICOAT, John. Posters- a concise history. London: Thames and Hudson, 1994.
MOLES, Abraham. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1987.
PHILIPPE, Robert. Affiches et caricatures dans l’histoire. Paris: Fernand Nathan Editeur, 1981.
Storia Illustrata della Prima Guerra Mondiale. Florença: Giunti, 1999.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Vanessa Bortulucce