Resumo
Abordarei neste trabalho uma série de fotografias de Marina Rieck Borck, artista plástica nascida em 1980 em Ilhéus na Bahia. Produzidas entre 2006 e 2007 permitem um diálogo com a pintura, fornecendo várias questões para pensar a história da arte como um procedimento realizado em camadas para onde incidem diferentes questões relacionadas ao pensamento sobre o pensamento plástico.
Referências
GELEUZE, Gilles. A dobra. Leibniz e o barroco. S.P.: Papirus, 2005, 2ª ed, p. 118.
BAUDRILLARD, Jean. A Arte da desaparição. R.J.: Ed. UFRJ / N-Imagem, 1997. Capítulo I.
MILMAN, Miriam. Le Trompe-L’oeil. Les illusiones de la réalité. Genève: Suisse. Editions d’Art Albert Skira S.A., 1994.
MARIN, Louis. Sublime Poussim. S.P.: Edusp, 2000, p. 165.
LACAN, Jacques. O seminário. Livro 11, os quatro conceitos da psicanálise.R.J.:Ed. Zahar,1998, 2ª Ed. p.76.
DIDI-HUBERMAN,George. Devant l’image. Paris: Lês Editions de Minuit. 1990, capítulo 4.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. R.J.: Ed. Rocco, 1987, p.256.
CAILLOIS, Roger. Mimetismo e psicastenia legendária. Revista Che Voui, ano 1, Cooperativa Cultural Jacques Lacan, Porto Alegre: 1986.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Rosângela Miranda Cherem