Resumo
As Revoluções de 17, apoiadas por muitos artistas, ajudaram a reforçar uma série de ideias no campo da arte que incluíam o culto ao novo, a aversão à cópia e aos modelos do passado e a condição irrevogável da liberdade de criação artística. Neste contexto, os moldes “opressores” da Academia eram insustentáveis.
Referências
CONIO, Gérard, Le Constructivisme Russe, 2 volumes, Lausanne: L’Âge d’Homme, 1987.
HOBSBAWM, Eric et al. (org), História do marxismo na época da terceira internacional: problemas da cultura e da ideologia, vol. IX, São Paulo: Paz e Terra, 1987.
KHAN-MAGOMEDOV, S., Vhutemas-Moscou 1920-1930, 2 volumes, Paris: Editions du regard, 1990.
LUNATCHARSKY, Anatoli, As artes plásticas e a política na U.R.S.S., Lisboa: Estampa, 1975.
MARCADÉ, J. C., L’avant- Garde Russe 1907-1927, Paris: Flammarion, 1995.
L’Avant-Garde Russe - Chefs-D’Oeuvre des Musées de Russie, 1905-1925, Musée des Beaux-Arts de Nantes, 30 janvier-18 avril, 1993. (Catálogo da Exposição)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Angela Nucci