Os novos sistemas de ensino da arte
PDF

Palavras-chave

Ensino de arte
Rússia
Kazimir Maliévitch

Como Citar

NUCCI, Angela. Os novos sistemas de ensino da arte: K. Maliévitch e a revolução artístico-pedagógica na Rússia. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 486–495, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3735. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3735. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

As Revoluções de 17, apoiadas por muitos artistas, ajudaram a reforçar uma série de ideias no campo da arte que incluíam o culto ao novo, a aversão à cópia e aos modelos do passado e a condição irrevogável da liberdade de criação artística. Neste contexto, os moldes “opressores” da Academia eram insustentáveis.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3735
PDF

Referências

CONIO, Gérard, Le Constructivisme Russe, 2 volumes, Lausanne: L’Âge d’Homme, 1987.

HOBSBAWM, Eric et al. (org), História do marxismo na época da terceira internacional: problemas da cultura e da ideologia, vol. IX, São Paulo: Paz e Terra, 1987.

KHAN-MAGOMEDOV, S., Vhutemas-Moscou 1920-1930, 2 volumes, Paris: Editions du regard, 1990.

LUNATCHARSKY, Anatoli, As artes plásticas e a política na U.R.S.S., Lisboa: Estampa, 1975.

MARCADÉ, J. C., L’avant- Garde Russe 1907-1927, Paris: Flammarion, 1995.

L’Avant-Garde Russe - Chefs-D’Oeuvre des Musées de Russie, 1905-1925, Musée des Beaux-Arts de Nantes, 30 janvier-18 avril, 1993. (Catálogo da Exposição)

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Angela Nucci

Downloads

Não há dados estatísticos.