Do Museu fechado ao museu aberto
PDF

Palavras-chave

Museologia
Curadoria

Como Citar

AMBROSIO, Eliana. Do Museu fechado ao museu aberto. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 46–54, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3650. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3650. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Em meados da década de 70, Andrea Emiliani trata em Il museo, opera chiusa a situação da conservação do patrimônio italiano, atentando para a noção territorial como meio de preservação. Seu texto foi escrito em um momento em que o mundo passava por período altamente politizado, com revoltas estudantis e operárias entre 1968 e 1969, a Guerra do Vietnã, que perduraria até 1975.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3650
PDF

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naif, 2006.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora Unesp/Editora Estação Liberdade, 2001.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

EMILIANI, Andrea. Il museo, opera chiusa. in BAROCCHI, Paola. Storia moderna dell’arte in Italia. Terzo volume II. Tra Neorrealismo ed anni novanta. Guilio Enaudi editori. pp.314-332.

SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, Patrimônio e Memória. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

ZIJLMANS, Marjan (org.). Modern art: Who cares? Amsterdam: The Foundation for the Conservation of Modern Art and the Netherlands Institute for Cultural Heritage, 1999.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Eliana Ambrosio

Downloads

Não há dados estatísticos.