Resumo
No decorrer das aulas de Teorias da Arte, sentiu-se a necessidade de organizar os movimentos artísticos contemporâneos cronologicamente, além de contextualizá-los, a fim de facilitar o estudo e a compreensão dos mesmos, embora alguns movimentos tenham ocorrido concomitantemente. Para tanto, inicialmente, tomou-se por base a cronologia proposta por Frederico de Morais.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Imprensa Universitária e Editorial Estampa, 1988.
BONFAND, Alain. A Arte Abstrata. Campinas, SP: Papirus Editora, 1994.
COSTA, C. Questões de Arte. São Paulo: Moderna, 1999.
CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
HEARTNEY, Eleanor. Pós-Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2002.
LASSALLE, Helène.A Arte no Século XX. Do após-guerra ao Beaubourg. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1991.
ATLAN, H. e outros. Idéias Contemporâneas. São Paulo: Ática, 1989.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O que é Beleza. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação Artística. Petrópolis: Vozes, 1978.
SALLES, C. A. Gesto Inacabado. Processo de Criação Artística. São Paulo: FABESP / Anna Blume, 1998.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Maria Sílvia Barros de Held