Resumo
Desde final da década de 1960, um grande número de intelectuais vinculados tanto à Arqueologia como à Museologia se dedicam a repensar as bases de suas ciências com o intuito de promover ações sociais efetivas e transformadoras.
Referências
Bastos, R. L.; Funari, P. P. A. “Public Archaeology and Management of the Brazilian ArchaeologicalCultural Heritage”. Handbook of South American Archaeology. Silverman, Helaine e Isbell, William H. (orgs). New York: Springer, 2008. 1127-1133.
CAVAGNARI, G. L. EUA, a estratégia do Chacal, www.galizacig.com/index.html, 2009.
Freire, P. Educação com prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FUNARI, P.P.A. Arqueologia. São Paulo, Contexto, 2003.
Funari, P. P.; Carvalho. A. V. Palmares: ontem e hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
Funari, P. P; Zarankin, A. “Cultura material escolar: o papel da arquitetura.” Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 1, p. 135-144, 2005.
FUNARI, P. P. “Rescuing ordinry people´s culture: museums, material culture and education in Brazil”. The presented past – Heritage, museums and education. Stone, Peter G. e Molyneaux, Brian L. Londres. Routledge, 1994:120-135.
FUNARI, P. P. A. ; DOMÍNGUEZ, L. . La Arqueologia Urbana en América Latina: el caso de Habana Vieja, ciudad arqueológica. Estudos Ibero-americanos, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 113-124, 2002.
FUNARI, P.P.A. ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. Editorial, Arqueologia Pública, 1, 2006.
FUNARI, P. P. A.; SILVA, G. J. . Nota de Pesquisa sobre o Projeto de Pesquisa do Acervo de Arqueologia e Patrimônio de Paulo Duarte 06/03/2007. História e-História, v. 2007, p. 1-25, 2007.
GARRAFFONI, R.S.; FUNARI, P.P.A.; PINTO, R. Os estudos sobre a Antiguidade no Brasil: as contribuições das discussões teóricas recentes, O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha, R. Hingley, São Paulo, Annablume/CAPES, 2009.
HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo, Annablume/CAPES, 2009.
HOLTORF, Cornelius. Archaeology is a brand. Oxford: Archaeopresse, 2007.
HOWARD, Michael. Clausewitz. Oxford, Oxford University Press, 2002.
ICAHM. Carta Internacional para la Gestión del Patrimônio Arqueológico, 1990. Disponível no site: www.international.icomos.org/charters/arch_sp.htm Acesso em: 23/01/2009.
JOHNSON. M. An Archaeology of Capitalism. Oxford: Blackwell, 1996.
MERRIMAN, N. “Introduction – diversity and dissonance in public archaeology”. Public Archaeology. Nick Merriman (org): Londres. Routledge, 2004.
MILDER, S. E. S. (org). “Apresentação”. Educação patrimonial: Perspectivas. Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.
OJEDA, C. A. M. “Lei nº 3.924 de 26 de Julho de 1961”. Revista do Museu. Disponível no site: www.revistamuseu.com.br/legislacao/patrimonio/3924.htm. (Acesso em: 15/01/2009)
PIÑON, A. C.; Funari, P.P. . “Telling Children about the Past in Brasil”. Telling Children about the Past: an Interdisciplinary Perspective. Galanidou and L. H. Dommasnes (eds.): Ann Arbor: International Monographs in Prehistory, 2007.
QUARTIM DE MORAES, J. L'anti-impérialisme en marche. Nouvel Afrique-Asie, Paris, p. 52 - 54, 01 abr. 2005.
SHANKS, M.; TILLEY, C. Re-Constructing Archaeology. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.
SOARES, F. C. “Experiências educativas”. Educação patrimonial: Perspectivas. Milder, S. E. S. (org). Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.
VARGAS, I.; Sanoja, M. Education and the political manipulation of History in Venezuela, in R.MacKenzie & p.Stone (eds), The Excluded Past, London, Unwin, 1990: 50-60.
VOLKMER, M. S. “O Lúdico”. Educação patrimonial: Perspectivas. Milder, S. E. S. (org). Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Aline Vieira de Carvalho, Pedro Paulo Abreu Funari