“Arqueologia e patrimônio no século XXI”
PDF

Palavras-chave

Patrimônio
Educação patrimonial
Arqueologia pública

Como Citar

CARVALHO, Aline Vieira de; FUNARI, Pedro Paulo Abreu. “Arqueologia e patrimônio no século XXI”: as perspectivas abertas pela arqueologia pública. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 133–140, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3667. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3667. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Desde final da década de 1960, um grande número de intelectuais vinculados tanto à Arqueologia como à Museologia se dedicam a repensar as bases de suas ciências com o intuito de promover ações sociais efetivas e transformadoras.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3667
PDF

Referências

Bastos, R. L.; Funari, P. P. A. “Public Archaeology and Management of the Brazilian ArchaeologicalCultural Heritage”. Handbook of South American Archaeology. Silverman, Helaine e Isbell, William H. (orgs). New York: Springer, 2008. 1127-1133.

CAVAGNARI, G. L. EUA, a estratégia do Chacal, www.galizacig.com/index.html, 2009.

Freire, P. Educação com prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FUNARI, P.P.A. Arqueologia. São Paulo, Contexto, 2003.

Funari, P. P.; Carvalho. A. V. Palmares: ontem e hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

Funari, P. P; Zarankin, A. “Cultura material escolar: o papel da arquitetura.” Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 1, p. 135-144, 2005.

FUNARI, P. P. “Rescuing ordinry people´s culture: museums, material culture and education in Brazil”. The presented past – Heritage, museums and education. Stone, Peter G. e Molyneaux, Brian L. Londres. Routledge, 1994:120-135.

FUNARI, P. P. A. ; DOMÍNGUEZ, L. . La Arqueologia Urbana en América Latina: el caso de Habana Vieja, ciudad arqueológica. Estudos Ibero-americanos, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 113-124, 2002.

FUNARI, P.P.A. ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. Editorial, Arqueologia Pública, 1, 2006.

FUNARI, P. P. A.; SILVA, G. J. . Nota de Pesquisa sobre o Projeto de Pesquisa do Acervo de Arqueologia e Patrimônio de Paulo Duarte 06/03/2007. História e-História, v. 2007, p. 1-25, 2007.

GARRAFFONI, R.S.; FUNARI, P.P.A.; PINTO, R. Os estudos sobre a Antiguidade no Brasil: as contribuições das discussões teóricas recentes, O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha, R. Hingley, São Paulo, Annablume/CAPES, 2009.

HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: novas perspectivas a partir da Bretanha. São Paulo, Annablume/CAPES, 2009.

HOLTORF, Cornelius. Archaeology is a brand. Oxford: Archaeopresse, 2007.

HOWARD, Michael. Clausewitz. Oxford, Oxford University Press, 2002.

ICAHM. Carta Internacional para la Gestión del Patrimônio Arqueológico, 1990. Disponível no site: www.international.icomos.org/charters/arch_sp.htm Acesso em: 23/01/2009.

JOHNSON. M. An Archaeology of Capitalism. Oxford: Blackwell, 1996.

MERRIMAN, N. “Introduction – diversity and dissonance in public archaeology”. Public Archaeology. Nick Merriman (org): Londres. Routledge, 2004.

MILDER, S. E. S. (org). “Apresentação”. Educação patrimonial: Perspectivas. Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.

OJEDA, C. A. M. “Lei nº 3.924 de 26 de Julho de 1961”. Revista do Museu. Disponível no site: www.revistamuseu.com.br/legislacao/patrimonio/3924.htm. (Acesso em: 15/01/2009)

PIÑON, A. C.; Funari, P.P. . “Telling Children about the Past in Brasil”. Telling Children about the Past: an Interdisciplinary Perspective. Galanidou and L. H. Dommasnes (eds.): Ann Arbor: International Monographs in Prehistory, 2007.

QUARTIM DE MORAES, J. L'anti-impérialisme en marche. Nouvel Afrique-Asie, Paris, p. 52 - 54, 01 abr. 2005.

SHANKS, M.; TILLEY, C. Re-Constructing Archaeology. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.

SOARES, F. C. “Experiências educativas”. Educação patrimonial: Perspectivas. Milder, S. E. S. (org). Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.

VARGAS, I.; Sanoja, M. Education and the political manipulation of History in Venezuela, in R.MacKenzie & p.Stone (eds), The Excluded Past, London, Unwin, 1990: 50-60.

VOLKMER, M. S. “O Lúdico”. Educação patrimonial: Perspectivas. Milder, S. E. S. (org). Santa Maria (UFSM): Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Aline Vieira de Carvalho, Pedro Paulo Abreu Funari

Downloads

Não há dados estatísticos.