Resumo
O objetivo de nosso artigo é identificar a “caligrafia” do pintor Gonçalo Francisco Xavier, cuja presença é documentalmente atestada em Minas Gerais entre os anos 1742 e 1772.
Referências
ÀVILA, Affonso. Resíduos seiscentistas em Minas. Belo Horizonte: UFMG, 1967.
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Ávila, Affonso. et al. Barroco Mineiro: Glossário de arquitetura e ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1996.
ÁVILA, Affonso (Org.). Barroco: teoria e análise. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, 1997.
ÀVILA, Affonso (Org.). Barroco. no 19. 2005.
BAZIN, Germain. Barroco e Rococó. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAZIN, Germain. Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983.
CAMPOS, Adalgisa Arantes (Org.). Manoel da Costa Athaíde: Aspectos históricos, estilísticos,
iconográficos e técnicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução ao Barroco mineiro. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.
GINSBURG, Carlo. Mitos emblemas sinais. São Paulo: Companhia da Letras, 1986.
GINSBURG, Carlo. Nenhuma ilha é uma ilha. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p.83.
HANSEN, João Adolfo. Notas sobre o “Barroco”. Revista do IFAC, no 2 , p 44 , dez 1995.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
SILVEIRA, Marco Antônio. O universo do indistinto: Estado e Sociedade nas Minas setecentistas (1735-1808). São Paulo: Editora Hucitec. 1997.
SOUZA, Laura de Mello. Inferno no Atlântico: demonologia e colonização séculos XVI – XVIII. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
MARAVALL, José Antonio. A Cultura do Barroco: uma análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2007 Jáder Barroso Neto, Breno Marques Ribeiro de Faria, Flávia Klausing Gervásio, Sabrina Mara Sant’Anna