A influência do figurino na dança
PDF

Palavras-chave

As Troianas
Figurino
Dança
Teatro

Como Citar

SOARES, Marilia Vieira; XIMENES, Maria Alice. A influência do figurino na dança: roupa, movimento, espaço e corporeidade. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 610–615, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3751. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3751. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma montagem cênica – As Troianas – versão para dança-teatro, realizada pelo Grupo AR Cênico. Os laboratórios de construção de personagens foram comuns à Direção e a concepção do Figurino, tendo esta integração influenciado profundamente a construção coreográfica.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3751
PDF

Referências

BARIL, Jacques. A Dança Moderna de Isadora à Twila Tharp. Paris: Vigot Édictions, 1977.

ROPA, Eugenia Cassini. La danza e lágitprop. I teatri-non-teatrali nella cultura tedesca del primo Novecento. Bologna: Il Mulino, 1988.

SOARES, Marilia Vieira. Fundamentos Corporais de Expressão e Movimento. Campinas/SP: UNICAMP, 2003.

FONCILLON, Henri. Vida das Formas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.

VALÉRY, Paul. Degas Dança e Desenho. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Marilia Vieira Soares, Maria Alice Ximenes

Downloads

Não há dados estatísticos.