Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
SOBRE
SOBRE A REVISTA
SUBMISSÕES
EQUIPE EDITORIAL
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
CONTATO
Edições
Atual
Arquivos
NOTÍCIAS
Outros periódicos
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 (2019): Publicação Contínua
v. 5 (2019): Publicação Contínua
Publicado:
2019-04-30
EDITORIAL
Táticas editoriais em tempo de publicação contínua: identidade e criatividade
Maria Cristina Menezes, Maria de Lourdes Pinheiro, Joel Martins Luz
e019001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9841
DOSSIÊ TEMÁTICO
DOSSIÊ TEMÁTICO HISTÓRIA ORAL - Parte II - Patrimônio-educativo e história oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, Maria Lucia Mendes de Carvalho, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
e019002
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9838
Las fotografías de la escuela normal: cultura y detonantes de la memoria institucional escolar
María Guadalupe Escalante Bravo
e019003
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9671
Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
Carla Regina Mariano da Silva, Katia Guerchi Gonzales
e019004
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679
Ensino técnico em música no estado de São Paulo: uma década de educação pública na Escola Técnica Estadual “Jacinto Ferreira de Sá”
Paulo Constantino
e019005
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9386
O trabalho com fontes orais: desafios e trajetórias
Paulo Eduardo da Silva
e019006
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9680
História oral, velhice e o tempo presente: o contexto do patrimônio cultural rural paulista
Lívia Morais Garcia Lima
e019007
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9701
As histórias de estudantes cegos sobre o seu ingresso na educação básica
Luciane Maria Molina Barbosa, Mariana Aranha de Souza, Suelene Donola Mendonça
e019008
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705
Memória e práticas educativas em um projeto de Educação do Campo
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
e019009
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9706
Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
Celma dos Anjos Domingues, Adriana Lia Friszman de Laplane, Ricardo Santhiago
e019010
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9707
A consolidação do Centro de Memória Dom Bosco em Petrolina como espaço histórico-educativo
Jardel Costa Pereira, Rozângela do Nascimento Pereira, Rosa Santos Mendes da Silva
e019011
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9708
Dispensário de puericultura da Escola Profissional Feminina: reflexões sobre histórias de vida e cultura escolar
Maria Lucia Mendes de Carvalho
e019012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9789
O histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória
Alexandre Felipe Fiuza, Ana Karine Braggio, Silvana Lazzarotto Schmitt
e019013
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9738
DOSSIÊ TEMÁTICO - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares
Wagner Rodrigues Valente
e019018
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12309
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
Luiz Carlos Pais
e019019
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9851
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX
Circe Mary Silva da Silva
e019020
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9857
Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960
Reginaldo Rodrigues da Costa, Wagner Alexandre do Amaral
e019021
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
Monica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Edilene Simões Costa dos Santos
e019022
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9856
El papel de la escuela en adquisición de materiales didácticos en educación primaria
Carlos Eduardo Trinidad Jiménez, Wilber Sarao Pérez
e019023
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9922
O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
e019030
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9850
Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio
Késia Caroline Ramires Neves
e019031
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
Rosimeire Borges, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Érica Nadir de Andrade Cruz
e019032
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9904
O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
Marcos Denilson Guimarães
e019033
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859
Um ábaco para ensinar frações
Wojciech Kulesza
e019034
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9920
Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares
Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa
e019035
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9924
¿Dónde va el romboide?: Conocimientos geométricos que emergen a partir del uso del tangram
Tatiana Mendoza von der Borch, David Block Sevilla
e019036
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9931
ARTIGO
Uma proposta de fomento à salvaguarda do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, Pará, Brasil
Leonardo de Souza Silva, Sue Anne Regina Ferreira da Costa
e019014
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9843
El registro de documentales y noticiarios, una oportunidad para incrementar la documentación del patrimonio histórico educativo
Eulàlia Collelldemont Pujadas, Núria Padrós-Tuneu, Pilar Prat Viñolas
e019024
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9921
"Museu Simeão Cananeia" - um espaço de história e educação em Bananeiras
Vivian Galdino de Andrade, Rayane Cristina Ilário Nascimento
e019025
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9652
Olhares para educação em terreiros de quimbanda
Rodrigo Lemos Soares, Mauro Dillmann Tavares
e019026
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9739
Análises das experiências de educação patrimonial no ensino de história pelos estudantes das escolas EREM Porto Digital e EREM Paulista (Pernambuco/Brasil)
Isabela Nathália Nunes Tristão, Adriana Maria Paulo da Silva
e019027
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9906
Las escuelas rurales de una comarca leonesa
Isabel Cantón Mayo
e019028
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9852
Patrimônio cultural e educação patrimonial: a operação historiográfica e a tática marginal
João Lorandi Demarchi, Simone Scifoni
e019029
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9673
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
Lerrine Marie Schildberg, Rachel Duarte Abdala
e019037
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9700
O falso triunfalismo das diretrizes para as culturas populares na América Latina
Fábio Luiz Loureiro, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Rodrigo Lema Del Rio Martins, José Luiz Cirqueira Falcão
e019038
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9824
La idea de Francia en la educación de la dictadura franquista (1939-1960)
Antonio Gabriel Gisbert Santaballa, Juan Madariaga Orbea
e019039
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9785
RESENHA
Educadores e educadoras: gritem contra o racismo
Beatriz Pupin Franco
e019015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9791
Estética da Música
André Araújo de Oliveira
e019042
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12608
(Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente.
Gabriela Cordeiro Santos
e019043
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12627
DOCUMENTO
Atas das assembléias da Asphe/RS: documentos para a história da educação
Claudemir de Quadros
e019016
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9808
Cinquentenário do Centro Paula Souza: Documento Histórico no Centro de Memória da Educação Profissional e Tecnológica
Maria Lucia Mendes de Carvalho
e019040
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12617
Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
Gilberto Alexandre Sobrinho
e019041
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12618
NOTÍCIA
VII Simpósio Iberoamericano: História, Educação Patrimônio-Educativo, 2019: Patrimônio Material e Imaterial: Memória, Diversidade, Alteridade
Joel Martins Luz
e019017
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9842
XIII Encontro Maranhense de História da Educação - Cultura material escolar na gramática da escola
Os Editores
e019045
pdf
Coloquio Internacional Museología Social Participativa y Crítica
Os Editores
e019046
pdf
PARECERISTAS
Pareceristas do ano de 2019
Os Editores
e019044
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários