v. 5 (2019): Publicação Contínua

					Visualizar v. 5 (2019): Publicação Contínua
Publicado: 2019-04-30

EDITORIAL

  • Táticas editoriais em tempo de publicação contínua: identidade e criatividade

    Maria Cristina Menezes, Maria de Lourdes Pinheiro, Joel Martins Luz
    e019001
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9841

DOSSIÊ TEMÁTICO

  • DOSSIÊ TEMÁTICO HISTÓRIA ORAL - Parte II - Patrimônio-educativo e história oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade

    Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, Maria Lucia Mendes de Carvalho, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
    e019002
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9838
  • Las fotografías de la escuela normal: cultura y detonantes de la memoria institucional escolar

    María Guadalupe Escalante Bravo
    e019003
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9671
  • Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo

    Carla Regina Mariano da Silva, Katia Guerchi Gonzales
    e019004
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679
  • Ensino técnico em música no estado de São Paulo: uma década de educação pública na Escola Técnica Estadual “Jacinto Ferreira de Sá”

    Paulo Constantino
    e019005
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9386
  • O trabalho com fontes orais: desafios e trajetórias

    Paulo Eduardo da Silva
    e019006
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9680
  • História oral, velhice e o tempo presente: o contexto do patrimônio cultural rural paulista

    Lívia Morais Garcia Lima
    e019007
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9701
  • As histórias de estudantes cegos sobre o seu ingresso na educação básica

    Luciane Maria Molina Barbosa, Mariana Aranha de Souza, Suelene Donola Mendonça
    e019008
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705
  • Memória e práticas educativas em um projeto de Educação do Campo

    Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
    e019009
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9706
  • Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual

    Celma dos Anjos Domingues, Adriana Lia Friszman de Laplane, Ricardo Santhiago
    e019010
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9707
  • A consolidação do Centro de Memória Dom Bosco em Petrolina como espaço histórico-educativo

    Jardel Costa Pereira, Rozângela do Nascimento Pereira, Rosa Santos Mendes da Silva
    e019011
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9708
  • Dispensário de puericultura da Escola Profissional Feminina: reflexões sobre histórias de vida e cultura escolar

    Maria Lucia Mendes de Carvalho
    e019012
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9789
  • O histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória

    Alexandre Felipe Fiuza, Ana Karine Braggio, Silvana Lazzarotto Schmitt
    e019013
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9738
  • DOSSIÊ TEMÁTICO - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares

    Wagner Rodrigues Valente
    e019018
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12309
  • Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges

    Luiz Carlos Pais
    e019019
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9851
  • Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX

    Circe Mary Silva da Silva
    e019020
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9857
  • Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960

    Reginaldo Rodrigues da Costa, Wagner Alexandre do Amaral
    e019021
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863
  • Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal

    Monica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Edilene Simões Costa dos Santos
    e019022
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9856
  • El papel de la escuela en adquisición de materiales didácticos en educación primaria

    Carlos Eduardo Trinidad Jiménez, Wilber Sarao Pérez
    e019023
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9922
  • O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)

    Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
    e019030
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9850
  • Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio

    Késia Caroline Ramires Neves
    e019031
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862
  • Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)

    Rosimeire Borges, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Érica Nadir de Andrade Cruz
    e019032
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9904
  • O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)

    Marcos Denilson Guimarães
    e019033
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859
  • Um ábaco para ensinar frações

    Wojciech Kulesza
    e019034
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9920
  • Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares

    Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa
    e019035
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9924
  • ¿Dónde va el romboide?: Conocimientos geométricos que emergen a partir del uso del tangram

    Tatiana Mendoza von der Borch, David Block Sevilla
    e019036
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9931

ARTIGO

  • Uma proposta de fomento à salvaguarda do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, Pará, Brasil

    Leonardo de Souza Silva, Sue Anne Regina Ferreira da Costa
    e019014
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9843
  • El registro de documentales y noticiarios, una oportunidad para incrementar la documentación del patrimonio histórico educativo

    Eulàlia Collelldemont Pujadas, Núria Padrós-Tuneu, Pilar Prat Viñolas
    e019024
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9921
  • "Museu Simeão Cananeia" - um espaço de história e educação em Bananeiras

    Vivian Galdino de Andrade, Rayane Cristina Ilário Nascimento
    e019025
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9652
  • Olhares para educação em terreiros de quimbanda

    Rodrigo Lemos Soares, Mauro Dillmann Tavares
    e019026
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9739
  • Análises das experiências de educação patrimonial no ensino de história pelos estudantes das escolas EREM Porto Digital e EREM Paulista (Pernambuco/Brasil)

    Isabela Nathália Nunes Tristão, Adriana Maria Paulo da Silva
    e019027
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9906
  • Las escuelas rurales de una comarca leonesa

    Isabel Cantón Mayo
    e019028
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9852
  • Patrimônio cultural e educação patrimonial: a operação historiográfica e a tática marginal

    João Lorandi Demarchi, Simone Scifoni
    e019029
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9673
  • A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot

    Lerrine Marie Schildberg, Rachel Duarte Abdala
    e019037
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9700
  • O falso triunfalismo das diretrizes para as culturas populares na América Latina

    Fábio Luiz Loureiro, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Rodrigo Lema Del Rio Martins, José Luiz Cirqueira Falcão
    e019038
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9824
  • La idea de Francia en la educación de la dictadura franquista (1939-1960)

    Antonio Gabriel Gisbert Santaballa, Juan Madariaga Orbea
    e019039
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9785

RESENHA

  • Educadores e educadoras: gritem contra o racismo

    Beatriz Pupin Franco
    e019015
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9791
  • Estética da Música

    André Araújo de Oliveira
    e019042
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12608
  • (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente.

    Gabriela Cordeiro Santos
    e019043
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12627

DOCUMENTO

  • Atas das assembléias da Asphe/RS: documentos para a história da educação

    Claudemir de Quadros
    e019016
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9808
  • Cinquentenário do Centro Paula Souza: Documento Histórico no Centro de Memória da Educação Profissional e Tecnológica

    Maria Lucia Mendes de Carvalho
    e019040
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12617
  • Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus

    Gilberto Alexandre Sobrinho
    e019041
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12618

NOTÍCIA

PARECERISTAS